Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21734
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JulianaMatosSilva.pdf838,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de familiares no cuidado de crianças com estomias
Autor(es): Silva, Juliana Matos
Orientador(es): Kamada, Ivone
Coorientador(es): Melo, Manuela Costa
Assunto: Estomia
Crianças hospitalizadas
Enfermagem pediátrica
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 4-Abr-2019
Referência: SILVA, Juliana Matos. Percepção de familiares no cuidado de crianças com estomias. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)— Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Introdução – A confecção de uma estomia é um procedimento cirúrgico, é uma situação que pode atingir pessoas de todas as idades e por diversas causas, sendo que a sua confecção deve ser vista como uma abordagem terapêutica de doenças, pois inicialmente é realizada para solucionar um problema. Objetivo - O presente estudo teve o objetivo de compreender a percepção dos familiares com relação aos cuidados com os filhos com estomias intestinal e gástrica. Material e Métodos – Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória com o delineamento na investigação qualitativa. Estudo realizado em um hospital público de Brasília, localizado no Distrito Federal. A população deste estudo foi constituída por nove mães de crianças com estomia internadas na Clínica Cirúrgica Pediátrica e Clinica Pediátrica deste hospital. Foi utilizado roteiro de entrevista, organizada em duas partes: Parte I - dados clínicos e sócio demográfico dos participantes; Parte II - entrevista com o roteiro semiestruturado, perguntas abertas, possibilitando um diálogo com os pais das crianças. Resultados - a população descrita é jovem, no geral desempregada ou afastadas das atividades laborais, alfabetizadas e com nível básico de ensino, casadas ou vivem junto com parceiro com quem dividem as atividades de rotina. Entretanto, evidenciamos que os cuidados com a criança com estomia são realizadas em sua maioria pelas mães. Nas narrativas das mães prevalecem relatos de dificuldade na aprendizagem no manejo das estomias, por falta de orientação; foram unânimes em narrar que aprenderam mais com a prática de outras mães do que com os profissionais especializados; e a falta de preparo e conhecimento dos profissionais para lidar com crianças com estomia. Considerações Finais – Foi possível concluir a fundamental necessidade da orientação da enfermagem com as mães no cuidado com as crianças com estomia, não só na rotina, mas também nas ações educativas e com isso, a necessidade de profissionais preparados em lidar com a situação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons