Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21698
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AndreSpindolaFonteneleAlves_tcc.pdf336,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A viagem de Oscar Leal pelo moderno e o atraso : positivista entre goianos em fins do oitocentos
Autor(es): Alves, André Spindola Fontenele
Orientador(es): Rodrigues, Neuma Brilhante
Assunto: Visão política e social
Positivismo
Goiás (GO) - história
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 1-Abr-2019
Referência: ALVES, André Spindola Fontenele. A viagem de Oscar Leal pelo moderno e o atraso: positivista entre goianos em fins do oitocentos. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O viajante luso-carioca Oscar Leal (1862-1910) empreendeu uma viagem pelo sul goiano entre os anos de 1889 e 1891 a fim de fugir, em suas palavras, do tedium vitae. As memórias dessa jornada resultaram no livro Viagem às Terras Goyanas: Brazil Central, no qual Oscar analisa e crítica o povo de Goiás. Sendo um membro da classe média urbana brasileira, Leal classifica os goianos como gente atrasada. O artigo mostra como o contexto que Oscar estava inserido – no qual ele se caracterizava como membro de uma sociedade moderna, fortemente baseada no positivismo – influenciou suas opiniões sobre as terras goianas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.