Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CristinaBretasGoulart.pdf855,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência de fatores não biológicos na disfunção vesical e intestinal na infância
Autor(es): Goulart, Cristina Bretas
Orientador(es): Martins, Gisele
Coorientador(es): Franzoi, Mariana André Honorato
Assunto: Enfermagem pediátrica
Urina - incontinência
Fezes - incontinência
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 1-Abr-2019
Referência: GOULART, Cristina Bretas. Influência de fatores não biológicos na disfunção vesical e intestinal na infância. 2017. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivos: Investigar a influência de fatores não biológicos na severidade dos sintomas de DVI em crianças em idade escolar. Métodos: Estudo transversal retrospectivo realizado a partir de dados secundários de quatro formulários, entre esses, o Dysfunctional Voiding Scoring System (DVSS), utilizados em consultas de enfermagem de 43 crianças, atendidas nos anos de 2013 a 2016, no serviço de Prática Avançada de Enfermagem em Uropediatria de um hospital de ensino. Os dados foram analisados de forma inferencial por meio dos testes de Mann-Whitney, Kruskal- Wallis, Correlação de Spearman e a Regressão Linear Múltipla, além das medidas de frequência e tendência central para as análises de cunho descritivo. Resultados: O treinamento esfincteriano tardio foi associado a sintomas mais severos de DVI (p- valor 0.0057), assim como crianças que têm o hábito de segurar urina (p- valor 0.0061) e que já tiveram algum escape fecal (p- valor 0.1828) ou urinário (p- valor 0.0052). Crianças hiperativas (DVSS=10,4) ou que afirmaram preferir alimentos industrializados (DVSS=9,8) apresentaram escores mais altos no DVSS. Observou-se que a renda salarial da família e o tempo de trabalho dos responsáveis estão relacionados com a severidade de sintomas urinários e intestinais. Conclusão: O estudo permite observar que fatores não biológicos relacionados ao comportamento da criança influenciam na severidade dos sintomas da DVI.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons