Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrenaKellyBarrosdoNascimento.pdf387,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estomia e gestação : como é abordado na literatura?
Autor(es): Nascimento, Brena Kelly Barros do
Orientador(es): Silva, Ana Lúcia da
Assunto: Estomia intestinal
Gravidez
Enfermagem obstétrica
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 1-Abr-2019
Referência: NASCIMENTO, Brena Kelly Barros do. Estomia e gestação: como é abordado na literatura? 2017. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Introdução: A necessidade de submissão a operações por distúrbios do sistema urinário ou intestinal é ou já foi realidade para muitas mulheres em idade fértil. As principais causas desses distúrbios são doenças inflamatórias do intestino, más formações congênitas ou outros eventos com mau prognóstico. A literatura especializada alega que mulheres com estomias geralmente não têm a oportunidade de discutir dúvidas e experiências relacionadas à gestação, trabalho de parto e parto com outras mulheres que tiveram essas vivências. Há, apesar de algumas dificuldades apresentadas, evidências de que mulheres estomizadas que gestaram vivenciaram esse momento do ciclo vital com saúde e bem-estar. Objetivos: Identificar estudos que relatem situações e cuidados vivenciados por mulheres com estomia, na ocorrência de gestação e seu desenvolvimento; Identificar problemas e potencialidades das mulheres estomizadas que vivenciaram o ciclo gravídico-puerperal; Compreender a atuação da equipe de enfermagem em tais situações. Método: Revisão integrativa da literatura durante o mês de março de 2016 e setembro de 2017, nas bases de dados Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe e em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). A composição da amostra seguiu os critérios de inclusão: artigos originais, nos idiomas português, inglês ou espanhol, com texto disponível gratuitamente e sem limite de data. Resultados: Dois artigos preencheram os requisitos da revisão. As autoras consultadas trazem que existem complicações relacionadas à presença da estomia, algumas sendo auto-resolutivas e outras demandando atenção especializada; e dão atenção especial ao manejo de sinais e sintomas, orientação antecipatória e importância de estimular o autocuidado. Considerações finas: A literatura sobre o assunto é escassa. As autoras dos artigos consultados afirmam que é possível gestar e parir de forma saudável, sendo uma mulher estomizada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.