Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21691
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaLuizadeSousaMartins.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Serviços partilhados : um estudo da sua adoção nas regiões brasileiras
Autor(es): Martins, Ana Luiza de Sousa
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Serviço público
Administração pública
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 1-Abr-2019
Referência: MARTINS, Ana Luiza de Sousa. Serviços partilhados: um estudo da sua adoção nas regiões brasileiras. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)— Universidade de Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo traçar um panorama geral da adoção dos serviços compartilhados prestados pelos centros de atendimento integrado ao cidadão nas regiões brasileiras. A pesquisa consiste em um estudo exploratório das informações disponíveis em sítios da internet ou obtidas via E-sic, realizada no período de setembro a outubro de 2017. Atualmente existem 24 centros integrados de atendimento no Brasil, distribuídos pelas regiões brasileiras. A região Norte é composta por 7 Estados e apresenta 6 centros, sendo 30 unidades na região atuando em 44 áreas de serviços. No Nordeste existem 9 Estados e 9 centros, com 162 unidades que atendem em 56 áreas diferentes. A região Centro-Oeste, é composta por 3 Estados e 1 Distrito e todos possuem centros integrados são 92 unidades, com serviços em 48 áreas de atuação. A Região Sudeste abrange 4 Estados e todos possuem centros, são 106 unidades de atendimento que abrangem serviços em 33 áreas. Na Região Sul esse serviço ainda é pouco difundido, apenas um, dos três Estados possui um centro que apresenta 3 unidades de atendimento, com atuação em 60 áreas. No Brasil a adoção dos serviços compartilhados tem crescido, e atualmente está presente em quase todos os Estados do país. A divulgação das informações sobre os centros na internet é efetiva, e os atendimentos realizados via E-sic são satisfatórios. Esta área de pesquisa é recente e o campo exploratório é amplo, sendo necessários novos estudos que abranjam a qualidade e a satisfação dos cidadãos quanto os serviços ofertados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.