Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21657
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DiegoDoNascimentoMonteiro_tcc.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil discente e razões de evasão no ensino superior : o caso da graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília no período de 2013 a 2017
Autor(es): Monteiro, Diego do Nascimento
Orientador(es): Parreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira
Assunto: Evasão universitária
Ensino superior - evasão
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 19-Mar-2019
Referência: MONTEIRO, Diego do Nascimento. Perfil discente e razões de evasão no ensino superior: o caso da graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília no período de 2013 a 2017. 2018. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A expansão universitária foi um grande marco na educação brasileira, aumentando o acesso dos jovens as universidades e expandindo/criando várias instituições. A evasão universitária acaba sendo um problema institucional corriqueiro em todos os cursos de graduação. A evasão se conceitua, quando o estudante entra em um determinado curso e não o conclui. As estratégias no combate à evasão incidem em cima dos aspectos institucionais. Sendo o curso de Graduação em Saúde Coletiva, um novo curso na área de saúde, se faz necessário uma compressão em relação a como a evasão se comporta neste curso. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a evasão no curso de Graduação em Saúde Coletiva, na Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, no período de 2013 a 2017. Participaram da pesquisa 53 estudantes que evadiram do curso no período referido. Assim, os resultados apontaram um perfil bastante singular de estudantes evadidos, trazendo aspectos característicos de uma nova graduação, o qual seus motivos de saída do curso estão atrelados diretamente com as estratégias de combate à evasão.
Abstract: The university expansion was a great landmark in the brazilian education, raising the teenagers access to universities and expanding or creating new institutions. The university evasion end up being a institutional problem in all of the graduation courses. The evasion is conceptualized when a student start in a determinated course and don't finish it. The strategies of combating the evasion focus on the institutional aspects. Being the graduation course of Public Health, a new course in the health field, makes necessary a better understanding in how the evasion takes action. This research objective was to characterize the evasion in the graduation course of Public Health, on the University of Brasília, Faculty of Ceilândia, by 2013 to 2017. A total of 53 students who dropped out of the course participated in the research on the referred period. Thus, the results pointed to a single profile of the students that dropped the course, bringing characteristics aspects of a new graduation course, where their motives to drop out of the course is directly attached with the combat strategies to evasion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2018.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.