Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21647
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JonasFrancaTavares_tcc.pdf549,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: MPambu : a encruzilhada entre crime organizado e fé pentecostal na perseguição ao candomblé : uma análise dos casos de intolerância religiosa praticada por traficantes evangélicos nas periferias do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es): Tavares, Jonas França
Orientador(es): Nascimento, Paulo César
Assunto: Intolerância religiosa
Pentecostalismo
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 19-Mar-2019
Referência: TAVARES, Jonas França. MPambu: a encruzilhada entre crime organizado e fé pentecostal na perseguição ao candomblé: uma análise dos casos de intolerância religiosa praticada por traficantes evangélicos nas periferias do Estado do Rio de Janeiro. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: MPambu é o termo em língua Kimbundu para “encruzilhada” e, na filosofia até hoje ensinada pelo candomblé de raiz Bantu, significa uma espécie de marco-zero produzido por uma situação de caminhos conflitantes; um universo particular de caos, dilemas e contradição. Assim se apresenta o cruzamento entre o crime organizado e o discurso pentecostal nas regiões periféricas do Estado do Rio de Janeiro, fenômeno responsável por dezenas de denúncias de agressão, vilipêndio e violação das liberdades de culto de casas de candomblé nos últimos anos. A presente pesquisa pretende dissecar este cenário de intolerância sob o olhar da Ciência Política com o apoio de seus conceitos e metodologias, analisando o discurso pentecostal, o histórico de envolvimento entre as igrejas evangélicas e o crime organizado no Rio de Janeiro e a omissão conferida ao papel do Estado diante das consequências deste fenômeno.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2018.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons