Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Montagner, Miguel Ângelo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Águidalice Dias de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Águidalice Dias de. A produção dos TCCs do pioneiro Curso de Graduação em Saúde Coletiva da UnB, Campus Ceilândia: análise temática e conceitual. 2018. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: No ano de 1970 se reforça a perspectiva de “medicina social” e da própria crítica ao projeto preventivista de cunho essencialmente médico, a partir dos anos de 1980, consolida-se o nome “Saúde Coletiva”. A Saúde Coletiva pode se mostrar estruturada sob suas três grandes áreas, consideradas pilares para área são estas as Ciências Sociais e Humanas, a Epidemiologia e a Política, Planejamento e Gestão. Objetivo: Compreender o habitus dos discentes do curso de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília Campus Ceilândia, por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do segundo semestre do ano de 2012 ao primeiro semestre de 2018. O intuito desse estudo foi de analisar inicialmente como o habitus do estudante é construído dentro da instituição acadêmica, no processo de socialização secundária, por meio do TCC (e se reflete nesta produção). Metodologia: Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa. Foi orientado pela pesquisa bibliográfica da literatura na base de dados SciELO para compor a revisão literária sobre o tema Saúde Coletiva. Outra técnica utilizada foi a análise documental consiste na identificação de documentos com uma finalidade específica, utilizando fontes paralelas de informação para acrescentar dados pertinentes para a contextualização das informações contidas nos documentos. Discussão dos resultados: Foram analisadas as 239 monografias do curso de Saúde Coletiva que haviam sido depositadas na Biblioteca Digital de Monografias até o agosto de 2018, limite para dar início da tabulação dos dados. Foram incluindo três monografias de docentes da área de Epidemiologia do Campus Darcy Ribeiro que haviam sido depositadas e cadastradas na base da FCE. Foram analisados os Currículos Lattes dos 27 docentes do curso de Saúde Coletiva do Campus Ceilândia. Considerações finais: Na construção dos temas em Saúde Coletiva viabilizou a associação entre as áreas que permeiam o curso e os temas de pesquisa nas monografias. Foi possível concluir que os temas mais adotados pelos discentes orientados por professores da área de Epidemiologia são relacionados a doenças crônicas, transtornos e síndromes e a mortalidade. Já nas monografias da área de Ciências Sociais e Humanas os temas mais trabalhados são sobre o Sistema Único de Saúde, Saúde Coletiva, Mulheres em geral, doenças crônicas/transtornos/síndromes, comunicação em saúde e tecnologia e inovação em Saúde. Em relação à área de Políticas, Planejamento e Gestão por ter mais docentes na área e com mais orientações de monografias é possível observar que são trabalhados diversos temas sobre o Sistema Único de Saúde e sua gestão, políticas públicas de saúde acrescentando as práticas integrativas, estudos sobre mulheres, as doenças crônicas, transtornos e síndromes, a saúde do trabalhador. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | A produção dos TCCs do pioneiro Curso de Graduação em Saúde Coletiva da UnB, Campus Ceilândia : análise temática e conceitual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-18T13:56:40Z | - |
dc.date.available | 2019-03-18T13:56:40Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21643 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: In 1970, the perspective of "social medicine" and of the critique of the preventivist project of an essentially medical nature was reinforced, starting in the 1980s, the name "Collective Health" was consolidated. Collective Health can be structured under its three major areas, considered as pillars for this area are Social Sciences and Humanities, Epidemiology and Politics and Planning. Objective: To understand the habitus of the students of the Collective Health course of the University of Brasília Campus Ceilândia, through the Completion Works (TCCs) from the second semester of 2012 to the first semester of 2018. The purpose of this study was to analyze initially as the student's habitus is constructed within the academic institution, in the process of secondary socialization, through CBT (and is reflected in this production). Methodology: This research has a qualitative and quantitative approach. It was guided by the bibliographical research of the literature in the SciELO database to compose the literary review on the topic Collective Health. Another technique used was the documentary analysis consists in the identification of documents with a specific purpose, using parallel sources of information to add pertinent data for the contextualization of the information contained in the documents. Discussion of the results: We analyzed the 239 monographs of the Collective Health course that had been deposited in the Digital Library of Monographs until August of 2018, limit to start tabulation of the data. Three monographs of teachers from the Epidemiology area of the Darcy Ribeiro Campus were included and had been deposited and registered at the FCE base. The Lattes Curricula of the 27 teachers of the Ceilândia Campus Public Health course were analyzed. Final considerations: In the construction of the subjects in Collective Health, it was possible to associate the areas that permeate the course and the research topics in the monographs. It was possible to conclude that the themes most adopted by the students oriented by teachers in the area of Epidemiology are related to chronic diseases, disorders and syndromes and mortality. In the monographs of the area of Social and Human Sciences, the most worked themes are the Unified Health System, Collective Health, Women in general, chronic diseases/ disorders/ syndromes, communication in health and technology and innovation in Health. of Policies, Planning and Management for having more teachers in the area and with more guidance on monographs, it is possible to observe that several themes are being worked on the Unified Health System and its management, public health policies adding integrative practices, studies on women, chronic diseases, disorders and syndromes, the health of the worker. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia
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