Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21622
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThiagoChaibub_tcc.pdf3,13 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernández Méndez, María del Rosario Tatiana-
dc.contributor.authorChaibub, Thiago-
dc.identifier.citationCHAIBUD, Thiago. A experiência e o ensino da cor: apontamentos teóricos e práticos. 2017. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, são apontados problemas teóricos e práticos sobre o fenômeno cromático, encontrados a partir de observações diretas e de uma revisão de literatura. Estes problemas se desenvolvem aqui em uma proposta pedagógica para o ensino da cor, iniciada por uma abordagem fenomenológica de investigação, complementada por uma abordagem experimental, e finalmente por estudos teóricos transdisciplinares, que envolvem vários aspectos do fenômeno. Esse método sugerido para a investigação e ensino da cor se estende à outras matérias, como meio para desenvolvimento de pensamento crítico e analítico. A experiência da cor é dinâmica e complexa. Seu estudo permite uma melhor compreensão da relação entre sujeito e mundo, pois a cor é uma conversa entre interior e exterior, um ponto de tensão, a partir do qual o mundo se constrói em significado. Neste trabalho, indico alguns experimentos que podem ser realizados com os alunos para uma compreensão mais adequada das cores, e com isso, da própria relação da mente e do corpo com o mundo que os cerca.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCor na artept_BR
dc.subject.keywordFotografia coloridapt_BR
dc.titleA experiência e o ensino da cor : apontamentos teóricos e práticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-12T13:33:17Z-
dc.date.available2019-03-12T13:33:17Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21622-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In this paper, theoretical and practical problems about the chromatic phenomenon are addressed, having been found in first-hand observations and in a literature review. This problems are here presented for the development of a pedagogical proposal for the teaching of color, beginning with a phenomenological approach of investigation, complemented by an experimental approach, and finally by transdisciplinary theoretical studies that involve many aspects of the phenomenon. This suggested method for color research and teaching extends to other subjects as a way for the development of critical and analytical thinking. The color experience is dynamic and complex. Its study allows a better understanding of the relation between subject and world, for color is a conversation between interior and exterior, a point of tension, from which the world constructs itself in meaning. In this paper, I indicate some experiments that can be performed with the students for a better understanding of colors, and with that, of the very relation of mind and body to the world that surrounds them.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons