Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana | - |
dc.contributor.author | Chaibub, Thiago | - |
dc.identifier.citation | CHAIBUD, Thiago. A experiência e o ensino da cor: apontamentos teóricos e práticos. 2017. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, são apontados problemas teóricos e práticos sobre o fenômeno
cromático, encontrados a partir de observações diretas e de uma revisão de
literatura. Estes problemas se desenvolvem aqui em uma proposta pedagógica para
o ensino da cor, iniciada por uma abordagem fenomenológica de investigação,
complementada por uma abordagem experimental, e finalmente por estudos teóricos
transdisciplinares, que envolvem vários aspectos do fenômeno. Esse método
sugerido para a investigação e ensino da cor se estende à outras matérias, como
meio para desenvolvimento de pensamento crítico e analítico. A experiência da cor
é dinâmica e complexa. Seu estudo permite uma melhor compreensão da relação
entre sujeito e mundo, pois a cor é uma conversa entre interior e exterior, um ponto
de tensão, a partir do qual o mundo se constrói em significado. Neste trabalho,
indico alguns experimentos que podem ser realizados com os alunos para uma
compreensão mais adequada das cores, e com isso, da própria relação da mente e
do corpo com o mundo que os cerca. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cor na arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia colorida | pt_BR |
dc.title | A experiência e o ensino da cor : apontamentos teóricos e práticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-12T13:33:17Z | - |
dc.date.available | 2019-03-12T13:33:17Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21622 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this paper, theoretical and practical problems about the chromatic phenomenon
are addressed, having been found in first-hand observations and in a literature
review. This problems are here presented for the development of a pedagogical
proposal for the teaching of color, beginning with a phenomenological approach of
investigation, complemented by an experimental approach, and finally by
transdisciplinary theoretical studies that involve many aspects of the phenomenon.
This suggested method for color research and teaching extends to other subjects as
a way for the development of critical and analytical thinking. The color experience is
dynamic and complex. Its study allows a better understanding of the relation between
subject and world, for color is a conversation between interior and exterior, a point of
tension, from which the world constructs itself in meaning. In this paper, I indicate
some experiments that can be performed with the students for a better understanding
of colors, and with that, of the very relation of mind and body to the world that
surrounds them. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|