Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Sérgio Antônio Andrade de | - |
dc.contributor.author | Calado, Paulo Markes Rodrigues de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | CALADO, Paulo Markes Rodrigues de Oliveira. Estratégia para identificar oportunidades de melhoria em aplicações gamificadas. 2018. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | As pessoas de uma maneira geral têm passado cada vez mais tempo na frente de aparelhos
com conexão à internet. Hoje é muito mais desafiador manter a atenção de um determinado
público alvo, já que basta um segundo de distração e todos estão olhando os celulares
conferindo as notificações. A adesão ao uso de uma tecnologia e/ou software é tão rápida
quanto a velocidade em que o esquece. Pensando nisso, a estratégia adotada atualmente
em diversos setores é o uso de elementos de jogos como ferramenta de engajamento. Essa
metodologia se chama gamificação. A gamificação, embora pareça ser uma solução eficaz
para essa questão, precisa evoluir constantemente para continuar atrativa, acompanhando
a evolução dos envolvidos. Para determinar como evoluir uma gamificação, é importante
que ela seja analisada a fim de identificar onde a melhoria se faz necessária. Dessa forma,
o objetivo desse trabalho é estabelecer uma estratégia para identificar oportunidades de
melhoria em uma aplicação gamificada. Essas oportunidades são evidenciadas através da
análise de indicadores do projeto que avaliam aspectos de usabilidade, além do próprio
feedback dos usuários ao testarem a aplicação. Esse contato próximo com os usuários permite
que as melhorias sejam analisadas por aqueles que são o foco do projeto. Os diferentes
pontos de vista dos usuários que, no caso dessa pesquisa, convergiram positivamente para
as melhorias identificadas, atestam que a estratégia é eficaz naquilo que se propõe. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - medição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicativos | pt_BR |
dc.title | Estratégia para identificar oportunidades de melhoria em aplicações gamificadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-07T15:26:21Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07T15:26:21Z | - |
dc.date.submitted | 2018-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21592 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | People in general have spent more and more time in front of handsets with an internet
connection. Today it is much more challenging to keep the attention of a certain target
audience, since it takes only a second of distraction and everyone is looking at the cell
phones checking the notifications. Adherence to the use of technology and / or software is
as fast as the speed at which you forget it. With this in mind, the strategy adopted today
in several sectors is the use of game elements as an engagement tool. This methodology
is called gamification. Gambification, while it seems to be an effective solution to this
issue, needs to constantly evolve to remain attractive, following the evolution of those
involved. To determine how a gamification develops, it is important that it be analyzed
in order to identify where improvement is needed. Thus, the objective of this work is to
establish a strategy to identify opportunities for improvement in a gamified application.
These opportunities are evidenced through the analysis of project indicators that evaluate
usability aspects, as well as the users’ own feedback when testing the application. This
close contact with users allows the improvements to be analyzed by those who are the
focus of the project. The different points of view of the users that, in the case of this
research, converged positively to the identified improvements, attest that the strategy is
effective in what is proposed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|