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dc.contributor.advisorFreitas, Sérgio Antônio Andrade de-
dc.contributor.authorCalado, Paulo Markes Rodrigues de Oliveira-
dc.identifier.citationCALADO, Paulo Markes Rodrigues de Oliveira. Estratégia para identificar oportunidades de melhoria em aplicações gamificadas. 2018. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAs pessoas de uma maneira geral têm passado cada vez mais tempo na frente de aparelhos com conexão à internet. Hoje é muito mais desafiador manter a atenção de um determinado público alvo, já que basta um segundo de distração e todos estão olhando os celulares conferindo as notificações. A adesão ao uso de uma tecnologia e/ou software é tão rápida quanto a velocidade em que o esquece. Pensando nisso, a estratégia adotada atualmente em diversos setores é o uso de elementos de jogos como ferramenta de engajamento. Essa metodologia se chama gamificação. A gamificação, embora pareça ser uma solução eficaz para essa questão, precisa evoluir constantemente para continuar atrativa, acompanhando a evolução dos envolvidos. Para determinar como evoluir uma gamificação, é importante que ela seja analisada a fim de identificar onde a melhoria se faz necessária. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é estabelecer uma estratégia para identificar oportunidades de melhoria em uma aplicação gamificada. Essas oportunidades são evidenciadas através da análise de indicadores do projeto que avaliam aspectos de usabilidade, além do próprio feedback dos usuários ao testarem a aplicação. Esse contato próximo com os usuários permite que as melhorias sejam analisadas por aqueles que são o foco do projeto. Os diferentes pontos de vista dos usuários que, no caso dessa pesquisa, convergiram positivamente para as melhorias identificadas, atestam que a estratégia é eficaz naquilo que se propõe.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSoftware - mediçãopt_BR
dc.subject.keywordAplicativospt_BR
dc.titleEstratégia para identificar oportunidades de melhoria em aplicações gamificadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-07T15:26:21Z-
dc.date.available2019-03-07T15:26:21Z-
dc.date.submitted2018-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21592-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1People in general have spent more and more time in front of handsets with an internet connection. Today it is much more challenging to keep the attention of a certain target audience, since it takes only a second of distraction and everyone is looking at the cell phones checking the notifications. Adherence to the use of technology and / or software is as fast as the speed at which you forget it. With this in mind, the strategy adopted today in several sectors is the use of game elements as an engagement tool. This methodology is called gamification. Gambification, while it seems to be an effective solution to this issue, needs to constantly evolve to remain attractive, following the evolution of those involved. To determine how a gamification develops, it is important that it be analyzed in order to identify where improvement is needed. Thus, the objective of this work is to establish a strategy to identify opportunities for improvement in a gamified application. These opportunities are evidenced through the analysis of project indicators that evaluate usability aspects, as well as the users’ own feedback when testing the application. This close contact with users allows the improvements to be analyzed by those who are the focus of the project. The different points of view of the users that, in the case of this research, converged positively to the identified improvements, attest that the strategy is effective in what is proposed.pt_BR
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