Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Sérgio Antônio Andrade de | - |
dc.contributor.author | Cruz, Ludimila da Bela | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Ludimila da Bela. Ferramenta de apoio a construção de projetos de gamificação. 2016. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Motivação é o que move as pessoas, para alcançar uma meta, um objetivo, resolver um
problema. A proposta desde trabalho é a criação de uma ferramenta que, utilizando elementos
de gamificação, proporcione ao usuário a possibilidade de moldar essa motivação.
Utilizar a gamificação para as pessoas se sentirem motivadas na vida real tanto quanto
se sentem ao jogar, é um assunto discutido por alguns autores nos últimos anos. Associar
tecnologia a gamificação visa ampliar o alcance da gamificação as pessoas. A gamificação
além de utilizar elementos de jogos para motivar, produz engajamento, deixando as
pessoas engajadas com sua causa pessoal, a causa da empresa, a causa onde se utilizou
gamificação. A construção da ferramenta se iniciou com o levantamento do referencial
teórico, partindo deste referencial foi escolhido um modelo de gamificação para formar o
motor da ferramenta. A proposta foi inicial foi elaborada com a intenção de disponibilizar
ao usuário uma ferramenta de apoio construção de projetos de gamificação. A ferramenta
construída está alinhada a esse pensamento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design de jogos | pt_BR |
dc.title | Ferramenta de apoio a construção de projetos de gamificação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-07T15:08:51Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07T15:08:51Z | - |
dc.date.submitted | 2016-07-02 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21591 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Motivation drives people to achieve goals and solve problems. This project aims to create
a tool that uses gamification elements to shape user engagement. The use of gamification
to motivate people’s life has been discussed in the last years. Integrating technology
and gamification aims to expand its use. Besides using game elements to engage people,
gamification motivates with personal, professional and context causes. The construction of
the tool began with literature review. From the review, a gamification model was chosen
to support the core of the tool. Moreover, it supports choices made about the model
construction. The initial proposal aims to deliver to users a gamification tool to support
gamification project creation. It intends to be accessible to whoever it may interest. The
built tool is aligned with that thought. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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