Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21588
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuanGuimaraesLacerda_tcc.pdf2,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Empurrando Juntos : plataforma de participação social para identificação de grupos de opinião através de modelos de clusterização
Autor(es): Lacerda, Luan Guimarães
Orientador(es): Mendes, Fábio Macedo
Assunto: Cluster
Aprendizado do computador
Data de apresentação: 25-Mar-2018
Data de publicação: 7-Mar-2019
Referência: LACERDA, Luan Guimarães. Empurrando Juntos: plataforma de participação social para identificação de grupos de opinião através de modelos de clusterização. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Empurrando Juntos foi o nome dado a plataforma online de participação social baseada no modelo crowdsource, uma alternativa aos comuns fóruns de discussão. O modelo proposto busca incentivar uma interação gradativa e engajada dos usuários através de diálogos, comentários e votos. Pensada inicialmente pelo Institudo Cidade Democrática, uma organização não governamental brasileira, foi selecionada como uma das oito melhores propostas submetidas ao Hackaton Inteligência Coletiva para a Democracia, em 2016, realizado nos laboratórios do ParticipaLab, em Madri, Espanha. Deste então, vários estudos e protótipos foram construídos para validar diversos aspectos da solução, incluindo principalmente os mecanismos de interação com os usuários e coleta de dados sobre seus comportamentos. Nesse contexto, a participação é efetivada através de uma conversa online em algum tema sobre o qual as pessoas escrevem seus próprios comentários. Então, outros participantes reagem a estes comentários concordando, discordando ou se abstendo. A partir de um conjunto desses dados, utilizamos algoritmos de clusterização para identificar grupos de opinião entre as pessoas em relação ao tema apresentado. Assim, busca-se facilitar o estudo das opiniões e do comportamento da sociedade através de dados estatísticos. O objetivo desse trabalho, para além dos protótipos e estudos já realizados, é conceber esse sistema, de forma robusta, escalável e manutenível, com capacidade para suprir uma demanda da sociedade em um contexto real aplicado, utilizando tecnologias bem estabelecidas e metodologias de desenvolvimento que favoreçam a formação de uma comunidade em torno do software.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons