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Título: Ferramenta de precificação de serviços públicos federais dirigida ao usuário
Autor(es): Martins, Laura Barros
Orientador(es): Figueiredo, Rejane Maria da Costa
Assunto: Tecnologia e administração
Serviço público
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 1-Mar-2019
Referência: MARTINS, Laura Barros. Ferramenta de precificação de serviços públicos federais dirigida ao usuário. 2018. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Na busca do governo federal brasileiro em promover a transformação de seus serviços de governo em serviços digitais, várias iniciativas têm sido executadas, como a publicação de decretos, promovendo à criação da Plataforma Cidadania Digital e a Política de Governança Digital. Além do lançamento de um Programa de Transformação Digital, chamado Kit Transformação de Serviços, com 6 fases que apoiam a transformação digital de serviços pelo governo federal. Na fase Questione do Kit, uma das atividades é a medição dos custos de um serviço para o usuário, atualmente apoiada por uma planilha Excel. O objetivo deste trabalho foi apoiar a especificação de uma ferramenta de precificação de serviços públicos federais dirigidos aos cidadãos. A metodologia de pesquisa é classificada como aplicada, e a abordagem dos dados, qualitativa. Quanto ao tipo, descritiva. Os procedimentos e técnicas de coleta de dados compreenderam as revisões bibliográficas e documentais, seguidas da abordagem de diagnóstico e prototipação. Com uma abordagem interativa entre o pesquisador e todos os envolvidos (membros da equipe responsável pela fase Questione), foi possível especificar uma ferramenta de precificação de serviços públicos federais alinhada às necessidades da Administração Pública Federal. Como trabalho futuro teremos o desenvolvimento da ferramenta especificada. É considerado também que a especificação possa servir de base para ferramentas semelhantes, adaptadas ao contexto de negócios ou de diferentes países.
Abstract: In the Brazilian federal government search to promote the transformation of its government services into digital services, several initiatives have been implemented, such as the publication of decrees, promoting the creation of the Digital Citizenship Platform and the Digital Governance Policy. In addition to the launch of a Digital Transformation Program, called Services Transformation Kit, with 6 phases that support the digital transformation of services by the federal government. In the “Question It” phase of the Kit, one of the activities is the measurement of the costs of a service to its user, currently supported by an Excel spreadsheet. The objective of this work was to support the specification of a tool for pricing public federal services aimed at citizens. The research methodology is classified as applied, and the data approach, qualitative. As for type, descriptive. Data collection procedures and techniques included bibliographical and documentary revisions, followed by the diagnostic and prototyping approach. With an interactive approach between the researcher and all those involved (members of the team responsible for the Question It phase), it was possible to specify a pricing tool for federal public aligned with the needs of the Federal Public Administration. As future work the development of the specified tool will take place. It is also considered that the specification can serve as a basis for similar tools, adapted to the context of business or of different countries.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21581
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