Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21573
Título: | Gestão do conhecimento baseada em análise de redes sociais em uma instituição de pesquisa |
Autor(es): | Costa, Ruan Donato Reis |
Orientador(es): | Silva, Wander Cleber Maria Pereira da |
Assunto: | Gestão do conhecimento |
Data de apresentação: | 4-Jul-2018 |
Data de publicação: | 1-Mar-2019 |
Referência: | COSTA, Ruan Donato Reis. Gestão do conhecimento baseada em análise de redes sociais em uma instituição de pesquisa. 2018. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O conhecimento é visto como um ativo de grande importância para as organizações.
Diante deste cenário, a Gestão do Conhecimento (GC) desempenha seu papel buscando meios
de gerir o conhecimento de modo a melhorar o desempenho das organizações e evitar que ele
seja perdido com o passar do tempo. No presente trabalho utilizou-se a Análise de Redes
Sociais (ARS) - estudo que tem como base as relações entre indivíduos em uma estrutura
organizacional - para avaliar a Gestão do Conhecimento no instituto de pesquisa ITRAC -
Information Technology Research and Application Center - situado na Universidade de
Brasília campus Gama – FGA, no intuito de realizar um diagnóstico e encontrar soluções para
a melhoria da GC. Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória com aplicação de
questionários e entrevistas de grupo focal para análise das relações sociais com foco na
Gestão do Conhecimento. Para a análise e apresentação dos dados foram utilizadas
ferramentas como NetDraw e Ucinet. O trabalho contou com a participação de 42
colaboradores que trabalham no centro de pesquisa. Os resultados indicaram que existem
alguns atores que são responsáveis pela dinamização das redes e, além disso, existe a
necessidade da criação de um modelo de Gestão do Conhecimento que atenda às necessidades
dos envolvidos e dos projetos desenvolvidos no centro de pesquisa. |
Abstract: | Knowledge is seen as an asset of great importance to organizations. Given this
scenario, Knowledge Management (CG) plays its role in finding ways to manage knowledge
in order to improve the performance of organizations and prevent it from being lost over time.
In the present work, the Social Network Analysis (ARS) - a study based on the relationships
among individuals in an organizational structure - was used to evaluate Knowledge
Management at the ITRAC - Information Technology Research and Application Center -
located in University of Brasília Gama campus - FGA, in order to make a diagnosis and find
solutions for the improvement of GC. Thus, an exploratory research was carried out with the
application of questionnaires and focus group interviews to analyze social relations with a
focus on Knowledge Management. For the analysis and presentation of the data were used
tools like NetDraw and Ucinet. The work was attended by 42 employees who work at the
research center. The results indicated that there are some actors who are responsible for the
dynamization of networks and, in addition, there is a need to create a Knowledge
Management model that meets the needs of those involved and the projects developed in the
research center. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons