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Título: Pierluigi : um software de composição algorítmica de contrapontos palestrinianos
Autor(es): Moura, João Vitor Araújo
Orientador(es): Costa Júnior, Edson Alves da
Assunto: Algoritmos de computador
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 27-Nov-2018
Data de publicação: 28-Fev-2019
Referência: MOURA, João Vitor Araújo. Pierluigi: um software de composição algorítmica de contrapontos palestrinianos. 2018. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A composição algorítmica consiste na criação de peças musicais por meio de algoritmos computacionais, tendo como foco a automação e a imprevisibilidade. O objetivo desse trabalho é desenvolver um software capaz de compor algoritmicamente contrapontos palestrinianos para uma dada melodia. Esse desenvolvimento foi feito por meio de um estudo da teoria musical e das regras de contrapontos do século XVI, seguido por um levantamento de requisitos e pela construção de um protótipo com módulos de notação musical, intervalos, escalas e contrapontos capaz de gerar contrapontos de primeira espécie. A parte final do desenvolvimento consistiu no teste dos módulos implementados na fase de prototipação, implementação dos módulos de contrapontos de segunda a quarta espécie e construção de um módulo de construção do MIDI do cantus firmus com o contraponto. A solução utilizada trata a geração de contrapontos como um grafo implícito, utilizando DFS em conjunto com programação dinâmica. A aplicação desenvolvida é capaz de ler um arquivo Lilypond completo, armazenar sua melodia, armazenar e utilizar intervalos e escalas, gerando contrapontos de primeira a quarta espécie e enviando ao usuário um arquivo compactado contendo o arquivo Lilypond, o arquivo MIDI e o PDF com a partitura.
Abstract: Algorithmic composition is the creation of music through computational algorithms, focusing on automation and unpredictability. The goal of this project is to develop a software capable of composing counterpoint in the Palestrina style algorithmically to a given melody. This development was based on musical theory and Palestrina style counterpoint rules study, followed by requirements definition and development of a prototype with musical notation, intervals and scales modules that should be capable of generating first species counterpoints. The final stage of development consisted of testing previously implemented modules, implementation of modules to generate second to fourth species counterpoint and development of a MIDI generation module that returns the MIDI of the original song with the counterpoint. The application has a solution that uses an implicit graph along with DFS and dynamic programming. The developed software is capable of reading a full Lilypond file, store its melody, store and use intervals and scales, generating counterpoints of first to second species and sending to the user a compacted file containing the Lilypond file, the MIDI file and the PDF with the sheet.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
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