Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21562
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GeisonDeSouzaOliveira_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAguiar, Carla Silva Rocha-
dc.contributor.authorOliveira, Geison de Souza-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Geison de Souza. Geometrix: aplicação Android de realidade aumentada para auxílio ao ensino de geometria espacial. 2018. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, o uso de tecnologia tem sido cada vez mais presente nas escolas. A utilização desses equipamentos eletrônicos em sala de aula tem facilitado o aprendizado dos alunos e ajudado os professores a transmitir conhecimento de maneira mais eficiente. Uma das tecnologias mais promissoras no contexto educativo é a Realidade Aumentada, a sua característica de inserir objetos virtuais em um ambiente real favorece a visualização de fenômenos que seriam trabalhosos de reproduzir em ambiente real, desse modo, possibilita criar formas de interação mais interessantes para a educação. Considerando as dificuldades dos alunos em aprender geometria espacial, e os benefícios que a Realidade Aumentada pode proporcionar, este trabalho visa desenvolver o Geometrix, um aplicativo de Realidade Aumentada, usando a biblioteca ARToolKit, para dispositivos móveis Android, que tem como objetivo auxiliar no aprendizado da geometria espacial, em específico na visualização de figuras geométricas tridimensionais, como os poliedros regulares, prismas, pirâmides e sólidos de revolução.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.titleGeometrix : aplicação Android de realidade aumentada para auxílio ao ensino de geometria espacialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-28T12:37:23Z-
dc.date.available2019-02-28T12:37:23Z-
dc.date.submitted2018-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21562-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In recent years, the use of technology has been more present in schools. The use of these technologies in the classroom has facilitated student learning and helped teachers to transmit knowledge more efficiently. One of the most promising technologies in the educational context is Augmented Reality, its characteristic of inserting virtual objects in a real environment allows the visualization of phenomena, which would be difficult to reproduce in real environment, thus allowing to create more interesting forms of interaction for education. Considering students’ difficulties in learning spatial geometry, and the benefits that Augmented Reality can provide, this work aims to develop Geometrix, an Augmented Reality application, using the ARToolKit library for Android mobile devices, which aims to help learning of spatial geometry, specifically in the visualization of three-dimensional geometric figures, such as regular polyhedra, prisms, pyramids and solids of revolution.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons