Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2154
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RomildaIliasDutra.pdf381,47 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Susana Silva-
dc.contributor.authorDutra, Romilda Ilias-
dc.identifier.citationDUTRA, Romilda Ilias. O processo de inclusão de uma aluna deficiente visual em uma turma de alfabetização da EJA. 2011. 53 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta elementos para o estudo reflexivo das questões relativas a inclusão de uma educanda deficiente visual em uma turma de alfabetização de jovens e adultos em Ipatinga. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas e questionários com a educanda, a sua família, os colegas da turma, os professores regentes, a vice-diretora e uma professora do atendimento especializado. Com base em pesquisa qualitativa e através do referencial teórico, foi possível conhecer a história de vida da aluna, como iniciou a sua trajetória escolar, como os educadores perceberam o processo e quais as dificuldades encontradas. Meu propósito é contribuir para a melhoria da inclusão do deficiente visual na Educação de Jovens e Adultos, refletindo sobre a realidade dos fatos que são: como incluir um educando com deficiência visual em uma turma de alfabetização da EJA? Como a escola deve se organizar para incluir esse aluno? Onde buscar alternativas para a melhoria do processo? A conclusão aponta para a necessidade da melhoria do trabalho realizado na escola, principalmente, no que tange a acessibilidade, a formação continuada dos educadores e a aquisição dos materiais e equipamentos necessários para garantir o desenvolvimento dos potenciais do deficiente visual.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDeficientes visuaisen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.titleO processo de inclusão de uma aluna deficiente visual em uma turma de alfabetização da EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-11-16T15:35:19Z-
dc.date.available2011-11-16T15:35:19Z-
dc.date.issued2011-11-16T15:35:19Z-
dc.date.submitted2011-04-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2154-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2154pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons