Título: | Medição de fator de atrito e perda de carga em dutos anulares concêntricos e excêntricos |
Autor(es): | Veloso, Danily Andrade |
Orientador(es): | Goulart, Jhon Nero Vaz |
Coorientador(es): | Melo, Tiago de |
Assunto: | Tubulações Fluidos |
Data de apresentação: | 6-Jul-2018 |
Data de publicação: | 26-Fev-2019 |
Referência: | VELOSO, Danily Andrade. Medição de fator de atrito e perda de carga em dutos anulares concêntricos e excêntricos. 2018. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O escoamento em dutos possui diversas aplicações na engenharia, dessa forma há
vários autores que estudam principalmente a perda de carga nas tubulações, visto a
forte e direta influência desta grandeza nos projetos. Um dos principais aspectos
envolvendo o assunto é a geometria da tubulação, que por sua vez, influência
significativamente aspectos como fator de atrito, na tensão de cisalhamento na
parede dos dutos e distribuição de massa no interior do duto. Apesar de haver
muitos dados experimentais e numéricos envolvendo diferentes geometrias, os
dados ainda se mostram inconclusivos e limitados às condições específicas,
principalmente em relação aos escoamentos turbulentos. O presente trabalho tem
como objetivo realizar um estudo experimental e numérico acerca de grandezas
relacionadas à perda de carga em dutos de seção circular e não-circular, visando
conhecer com mais profundidade a influência da geometria. Para isso, analisou-se
vazão e perda de carga em cinco seções de testes: uma seção circular; uma seção
anular formada por dutos concêntricos, de razão de raios, r/R = 0,54; e outras três
seções anulares, de mesma razão de raios, formadas por dutos excêntricos, cujas
excentricidades são 0,20; 0,50 e 0,70. Para todas as seções foram feitas médias
utilizando diferentes valores de vazão, sendo avaliada a faixa de Re [2000-30000],
sendo essa, baseada no diâmetro hidráulico, na velocidade média do escoamento e
na viscosidade cinemática do fluido. O fluido de trabalho utilizado foi ar, com
experimentos conduzidos a condições ambientes. Considerou-se o escoamento
como sendo estacionário, incompressível e isotérmico. Para a simulação numérica
foi utilizada a técnica de volumes finitos e o modelo de turbulência k − ω SST. Os
dados experimentais relativos ao fator de atrito e tensão cisalhante foram
comparados com soluções analíticas disponíveis na literatura aberta. Da mesma
forma, foi realizada a comparação entre dados experimentais e dados resultantes de
simulações numéricas, que por sua vez, manteve as mesmas condições
geométricas e dinâmicas do ensaio experimental. Os resultados encontrados
mostraram-se satisfatórios apresentando boa similaridade com o proposto pelos
trabalhos anteriores, tanto para o fator de atrito, quanto para uma análise qualitativa
da tensão cisalhante junto à parede, em todas as seções de testes. |
Abstract: | Internal flow has several applications in engineering, thus there are many articles
mainly about pressure drop in pipes, given the strong and direct influence of this
matter in projects. One of the mainly aspects regarding the subject is the pipe
geometry, since the fact that friction factor, shear stress near the duct wall and
velocity distribution into the duct are significantly influenced by it. Although the fact
there are several numerical and experimental data involving different geometries,
those are still inconclusive and limited to specific conditions, mainly in the case of
turbulent flow. This present study has as mainly goal to develop an experimental and
numerical studying regarding pressure drop aspects in pipes of circular and noncircular
cross section. For this, flow rate and pressure drop were analyzed through
five different test sections: a circular cross section; an annular cross section formed
by concentric pipes with radius ratio of, r/R=0,54; and other three annular cross
section, with the same radius ratio, formed by eccentric pipes, whose eccentricity of
0,20; 0,50 and 0,70. For all sections, were evaluated different flow rates averages,
presenting a Reynolds number range of [2000-30000], based on hydraulic diameter,
on the mean velocity of the flow, and on the kinematic viscosity of the fluid. The fluid
used was air in regular conditions. It was considered a permanent, incompressible
and isothermal flow. For the numerical simulation, the finite volume technique and the
turbulence model k − ω SST were used. The experimental data concerning the
friction factor and shear stress were compared to analytical solutions proposed in
literature. Similarly, it was performed a comparison between experimental data and
results from numerical simulations, with the same geometrical and dynamic
conditions as the experimental tests. The results are shown to be satisfactory,
presenting similarity to the previous studies, for both the friction factor and shear
stress in the wall, on all cross sections. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Energia
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