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dc.contributor.advisorOrrú, Sílvia Ester-
dc.contributor.authorCampos, Marlei da Silva-
dc.identifier.citationCAMPOS, Marlei da Silva. Inclusão de alunos cadeirantes em uma escola do município de Ipatinga: estudo de caso. 2011. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractNa atualidade um grande desafio do sistema educacional brasileiro é viabilizar ações eficazes para a acessibilidade e permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais nas unidades do ensino regular. Garantir sua matrícula não pressupõe a inclusão propriamente dita, mas apenas um passo na sua conquista. Essa distorção conceitual tem sido um dos principais entraves à concretização da educação para todos, que deve ter compromisso com uma educação inclusiva que vá além dos direitos instituídos legalmente, e que atendam efetivamente as necessidades dos alunos. O presente trabalho teve como finalidade explorar o debate sobre inclusão de dois alunos cadeirantes na rede de ensino regular, reconhecendo os principais desafios que possa inviabilizar o acesso de ambos, analisando as ponderações de professores, alunos e pais no que refere as suas dificuldades e limitações. Utilizou-se neste trabalho a perspectiva qualitativa – estudo de caso, através de entrevistas através de aplicação de questionários e observações, com 8(oito) professores desta instituição, pertencentes a Rede Pública Municipal da cidade de Ipatinga Minas Gerais, no primeiro semestre letivo de 2010,e também com os dois alunos, seus pais e dirigente da escola. Este trabalho propiciou subsídios para repensar as práticas pedagógicas, permanência e acesso, espacial e cognitivo à aprendizagem na escola, a partir de análise, buscando refletir os caminhos para a verdadeira inclusão. Pôde-se perceber através da pesquisa que nesta instituição ainda há entraves que impossibilitam a efetiva aprendizagem do caso analisado.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPessoas com deficiência físicaen
dc.subject.keywordAcessibilidadeen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.titleInclusão de alunos cadeirantes em uma escola do município de Ipatinga : estudo de casoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-11-16T15:33:58Z-
dc.date.available2011-11-16T15:33:58Z-
dc.date.issued2011-11-16T15:33:58Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2153-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2153-
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