Título: | Uma abordagem sistêmica para educação ambiental : um olhar pelo prisma de linguagens códigos e suas tecnologias |
Autor(es): | Silva, Maria José Ferreira da |
Orientador(es): | Cruz, Tânia Cristina da Silva |
Assunto: | Desenvolvimento sustentável |
Data de apresentação: | 3-Dez-2018 |
Data de publicação: | 25-Fev-2019 |
Referência: | SILVA, Maria José Ferreira da. Uma abordagem sistêmica para educação ambiental: um olhar pelo prisma de linguagens códigos e suas tecnologias. 2018. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado) — Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás - GO, 2018. |
Resumo: | A Educação está para além de um direito humano ela é uma
condição para se chegar à sustentabilidade e uma ferramenta primordial para
se chegar a um governo equânime, bem como para as decisões mais
acertadas rumo ao verdadeiro bem viver. Ela amplia a capacidade de fazer
escolhas em prol da sustentabilidade social e também natural, levando os
indivíduos, os grupos, as comunidades, as organizações e os países a
desenvolverem ações preservacionistas e conservacionistas, podendo
promover mudanças de atitude, o que permitirá fazer do mundo um lugar mais
seguro e mais saudável, trazendo-nos assim, a tão sonhada Qualidade de
Vida. A educação propicia a reflexão e a análise crítica, a conscientização e a
autonomia permitindo a descoberta de novos caminhos para desenvolver
novas metodologias e novas ferramentas que conduzam os jovens à
construção de um Novo Mundo e uma nova forma de vida que integra os
homens e mulheres à Natureza.
Pesquisa fundamentada em perspectiva investigativa, baseando-se
na interpretação de textos, em pesquisas realizadas na internet, leituras de
livros, em diálogos com o corpo docente, pais e alunos do Colégio Estadual
Moisés Nunes Bandeira, única escola de Ensino Médio, no município de Alto
Paraíso de Goiás.
Com o Objetivo de Colaborar para o desenvolvimento de uma
educação global em que todas as disciplinas podem/devem trabalhar e
questionar os diversos temas que fazem parte da formação e das vidas dos
jovens, especialmente através do estudo das Línguas. Assim como, promover
uma educação que mostre os indivíduos como elo primordial na teia da Vida e
que leve à sustentabilidade.
Sabemos que a Língua é uma ferramenta de poder, político, social e
principalmente intelectual; através do estudo das diversas línguas os jovens
poderão se apropriar de informações e conhecimento que os despertem para a
compreensão de seu mundo e de seu tempo para um mundo no qual o Bem
Viver seja a batuta que regerá a convivência dos homens e mulheres e sua
interação/integração com a vida da Natureza e do Planeta. |
Abstract: | Education is beyond a human right; it is a condition for achieving
sustainability and a primordial tool for achieving equitable government, as well
as the right decisions for the true good to live. It expands the capacity to make
choices for social and natural sustainability, leading individuals, groups,
communities, organizations and countries to develop conservationist and
conservationist actions, and can promote changes of attitude, which will make
the world a safer and healthier place, bringing us the so-dreamed Quality of
Life. Education fosters reflection and critical analysis, awareness and
autonomy, allowing the discovery of new ways to develop new methodologies
and new tools that lead young people to the construction of a New World and a
new way of life, that integrates men and women the nature.
Research based on the research perspective, based on the
interpretation of texts, on surveys carried out on the internet, book readings,
dialogues with the faculty, parents and students of the Moisés Nunes Bandeira
State College, the only high school in the municipality of Alto Paraíso de Goiás.
With the aim of Collaborating for the development of a global
education in which all disciplines can / should work and question the various
themes that are part of the formation and the lives of young people, especially
through the study of Languages. As well as promoting an education, that shows
individuals as the primary link in the web of Life and leads to sustainability.
We know that Language is a tool of power, politically, socially and
mainly intellectual; through the study of the different languages, young people
will be able, to appropriate information and knowledge that will awaken them in
order to understand their world and their time for a world in which Good Living is
the baton that will govern the coexistence of men and women and their
interaction/integration with the life of Nature and the Planet. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados do Cerrado da Chapada dos Veadeiros, 2018. |
Aparece na Coleção: | Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado
|