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Título: Aspectos ecológicos e espaciais da fauna silvestre atropelada na APA Pouso Alto, Chapada dos Veadeiros
Autor(es): Fraga, Leonardo Pereira
Orientador(es): Rocha, Clarisse Rezende
Assunto: Animais - atropelamento
Animais silvestres
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 25-Fev-2019
Referência: FRAGA, Leonardo Pereira. Aspectos ecológicos e espaciais da fauna silvestre atropelada na APA Pouso Alto, Chapada dos Veadeiros. 2018. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás - GO, 2018.
Resumo: A Ecologia de Estradas procura soluções para mitigar os efeitos negativos das estruturas de transportes sobre a vida silvestre. As estruturas rodoviárias e o tráfego de veículos promovem alterações deletérias nos processos naturais (em diferentes escalas de tempo e de paisagem). Os atropelamentos constituem um dos efeitos mais visíveis e mensuráveis do tráfego sobre a fauna silvestre. Estudos sobre o atropelamento de fauna, na Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto (APA Pouso Alto), estado de Goiás, ocorreram em rodovias que margeiam o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV). Pesquisas sobre a magnitude da fauna atropelada, em vias mais distantes da unidade de conservação, podem ampliar o conhecimento sobre as comunidades do entorno das rodovias. A presente pesquisa objetivou avaliar aspectos ecológicos e espaciais relacionados com a fauna silvestre atropelada, em trecho da rodovia BR-010, localizado ao sul da APA Pouso Alto. O zoneamento ambiental do entorno da rodovia (Zona de Uso Agropecuário Intensivo - ZUAI, Zonas de Preservação da Vida Silvestre - ZPVS e Zona de Amortecimento do PNCV - ZA PNCV) foi considerado nas análises. Foram amostrados de carro pontos de atropelamento, no período de maio de 2017 a abril de 2018. Os animais atropelados foram inventariados no menor nível taxonômico possível. Foram identificados aspectos ecológicos (abundância, riqueza, constância e taxas de atropelamento) e espaciais (sazonalidade, hotspots e classificação da paisagem) relacionados com a fauna atropelada. As carcaças encontradas também foram classificadas como recentes ou antigas. Foram registrados 172 atropelamentos de 60 espécies de vertebrados. Aves foi a classe mais rica (S=30), seguida por Amphibia (S=11), Squamata (S=10) e Mammalia (S=9). Aves (n=76) e anfíbios (n=40) apresentaram maior abundância. Quanto à classificação das carcaças 80,8% (n=139) eram recentes e 19,2% (n=33) eram antigas. A espécie mais atropelada no período de estudos foi o Cerdocyon thous (n=17). A maior parte das aves e mamíferos encontrados atropelados é de espécies habitat-generalistas (95%), onívoras (45%) e granívoras (37%). As taxas de atropelamento foram maiores na estação chuvosa para anfíbios, aves e répteis. Não foi encontrada diferença sazonal na taxa de atropelamento para mamíferos. Os hotspots indicaram concentração de pontos de atropelamento de fauna (comunidade total e mamíferos), inclusive na ZUAI. É recomendada a sinalização, como pontos de travessia de fauna silvestre, dos hotspots de atropelamentos. Também, é recomendada a divulgação da problemática do atropelamento da fauna silvestre, para visitantes da APA Pouso Alto, por meio do Centro de Atendimento ao Turista e em hotéis e pousadas da região.
Abstract: Road Ecology seeks solutions to mitigate the negative effects of transport structures on wildlife. Road structures and vehicular traffic promote deleterious changes in natural processes (at different time and landscape scales). Roadkill is one of the most visible and measurable effects of traffic on wildlife. Studies on the wildlife roadkill on Environmental Protection Area Alto Pouso (Pouso Alto APA), state of Goiás, occurred on roads that border the Chapada dos Veadeiros National Park (PNCV). Research on the magnitude of the trampled fauna, in ways more distant from the protected area, can increase the knowledge about the communities around the highways. The present study aimed to evaluate ecological and spatial aspects related to the wild fauna run over, along the highway BR-010, located to the south of the APA Pouso Alto. The environmental zoning surrounding the highway (Agricultural Use Zone Intensive - ZUAI, Preservation Areas of Wildlife - ZPVS and Buffer Zone of PNCV - ZA PNCV) was considered in the analysis. Tracking points were sampled by car, from May 2017 to April 2018. The trampled animals were inventoried at the lowest possible taxonomic level. Ecological aspects were identified (abundance, wealth, constancy and running over rates) and spatial (seasonality, hotspots and landscape classification) related to the wildlife roadkill. The found carcasses were also classified as recent or old. There were 172 roadkill of 60 vertebrate species. Birds were the richest class (S = 30), followed by Amphibia (S = 11), Squamata (S = 10) and Mammalia (S = 9). Birds (n = 76) and amphibians (n = 40) showed greater abundance. Regarding carcass classification, 80.8% (n = 139) were recent and 19.2% (n = 33) were old. The most affected species in the study period was Cerdocyon thous (n = 17). Most of the birds and mammals found to be run over are habitat-generalist (95%), omnivorous (45%) and granivorous (37%) species. The hit-rates were higher in the rainy season for amphibians, birds and reptiles. No seasonal difference was found in the run-off rate for mammals (t = 0.388; df = 10; p = 0.706). The hotspots indicated concentration of points of trampling of fauna (total community and mammals), including ZUAI. It is recommended the signaling, as crossing points of wildlife, of roadkill hotspots locations. Also, it is recommended the dissemination of the problem of wildlife roadkill, for visitors of the APA Pouso Alto, through the Tourist Service Center and hotels and inns in the region.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados do Cerrado da Chapada dos Veadeiros, 2018.
Aparece na Coleção:Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado



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