Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CleoniceMariaDaSilva_tcc.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNogueira, Mônica Celeida Rabelo-
dc.contributor.authorSilva, Cleonice Maria da-
dc.identifier.citationSILVA, Cleonice Maria da. O desaparecimento das plantas medicinais do cerrado: as implicações nas práticas de cura dos(as) raizeiros(as), benzedores(as), curandeiros(as) e pajés das comunidades indígenas Pankararu-Pataxó e Aranã. 2018. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás - GO, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados do Cerrado da Chapada dos Veadeiros, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO bioma Cerrado abriga uma considerável sociobiodiversidade, com características próprias. O processo acelerado de extinção da diversidade de espécies de plantas, dentre as quais as ervas medicinais, é uma realidade trágica de diversos ecossistemas que formam o bioma Cerrado. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo verificar junto às comunidades indígenas Pankararu-Pataxó e Aranã o desaparecimento de plantas medicinais, analisando e refletindo sobre os impactos desse processo sobre as práticas de cura ainda utilizadas por esses povos. Foram realizadas entrevistas com dois praticantes da medicina tradicional, moradores de municípios limítrofes localizados em uma região de transição de Cerrado–Caatinga e com vestígios de Mata Atlântica: a raizeira e benzedeira Pankararu, da Aldeia Cinta Vermelha-Jundiba (em Araçuaí – MG), e o raizeiro e benzedor Aranã, da fazenda Alagadiço (em Coronel Murta – MG). Os resultados das análises e reflexões críticas sobre os dados obtidos demonstraram que não somente o desaparecimento das plantas medicinais, como também ações sociopolíticas e religiosas implicam em perdas, direta e indiretamente, para as práticas de cura e ritualísticas dos benzedores, raizeiros e pajés, que sofreram e ainda sofrem impactos importantes desencadeados pelo modelo hegemônico e epistemicida de desenvolvimento da atual sociedade moderna.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiversidade vegetalpt_BR
dc.subject.keywordPlantas em extinçãopt_BR
dc.titleO desaparecimento das plantas medicinais do cerrado : as implicações nas práticas de cura dos(as) raizeiros(as), benzedores(as), curandeiros(as) e pajés das comunidades indígenas Pankararu-Pataxó e Aranãpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-25T13:08:17Z-
dc.date.available2019-02-25T13:08:17Z-
dc.date.submitted2018-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21526-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoMartins, Renata Correia-
dc.description.abstract1The Cerrado biome is home to a considerable socio-biodiversity with its own characteristics. The accelerated process of extinction of the diversity of plant species, among them the medicinal plants, is a tragic reality that is occurring in several ecosystems that form the Cerrado biome. In this context, the present research aimed at verifying the disappearance of medicinal plants from the indigenous communities Pankararu-Pataxó and Aranã, analyzing and reflecting on the impacts of this process on the healing practices still used by these peoples. Interviews were conducted with two practitioners of traditional medicine, residents of bordering municipalities, located in a transition region of Cerrado–Caatinga and with traces of Atlantic Forest: a Pankararu raizeira and benzedeira from Aldeia Cinta Vermelha-Jundiba (Araçuaí – MG), and the raizeiro and benzedor Aranã from Alagadiço farm (Coronel Murta – MG). The results of the analyzes and critical reflections on the data showed that not only the disappearance of medicinal plants, but also socio-political and religious actions implies losses, directly and indirectly, for the healing and ritualistic practices of benzedores, raizeiros and pajés, who suffered and still suffer important impacts triggered by the hegemonic and epistemicidal model of development of the modern society.pt_BR
Aparece na Coleção:Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons