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dc.contributor.advisorOliveira, Rosania Aparecida Stoco de-
dc.contributor.authorMartins, Mirtes Maria-
dc.identifier.citationMARTINS, Mirtes Maria. Dislexia nas series iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola de ensino regular na cidade de Ipatinga - MG. 2011. 61 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractAcredita-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem, constituem um desafio em matéria de diagnóstico e educação, pois são crianças que não apresentam algum tipo de deficiência, ao contrário, são crianças que não conseguem aprender com a metodologia utilizada com outras crianças apesar de ter as bases intelectuais prontas para a aprendizagem. A pesquisa pretendeu discorrer sobre a temática da dislexia. O objetivo deste trabalho foi estudar a inclusão de alunos diagnosticados com dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Ipatinga-MG, além de identificar e compreender as limitações dos educandos que apresentam dislexia, bem como identificar ações, estratégias, atividades, metodologias e avaliações realizadas pelos professores para ensinar seus alunos com dislexia. E, ainda, Identificar as dificuldades encontradas pelos professores para ensinar alunos com dislexia, bem como sua percepção sobre a mesma. Como suporte teórico foram utilizados conceitos de autores como: Shaywitz (2006), Ciasca (2003), Goméz (2009), dentre outros. Para a realização deste trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa – estudo de caso. Os participantes desta pesquisa foram: Professora An1, que atua com alunos do 4º ano (turma de 9 anos), em sala do Ensino Regular, Professora An2, que atua com alunos do 5º ano (turma de 10 anos), em sala do Ensino Regular e a Professora An3, que atua na sala de recursos com todos os alunos com necessidades especiais. Como resultados tivemos uma boa reflexão sobre o processo de inclusão dos alunos com dislexia, sendo o estudo de grande valia para os demais professores. Além disto, foi possível compreender as limitações dos alunos, identificar as ações, as estratégias e metodologias dos professores para ensinar os mesmos. Quanto as dificuldades encontradas pelos professores elas são muitas, mas não são impossíveis de serem vencidas com o tempo. Por fim, ao acreditarmos na inclusão como uma realidade vivenciada nos dias atuais, esperamos que a presente pesquisa venha despertar o interesse de educadores pela aprendizagem de alunos com necessidades especiais em um âmbito geral.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagemen
dc.subject.keywordDislexiaen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleDislexia nas series iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola de ensino regular na cidade de Ipatinga - MGen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-11-16T15:25:47Z-
dc.date.available2011-11-16T15:25:47Z-
dc.date.issued2011-11-16T15:25:47Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2151-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2151pt_BR
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