Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21517
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RonaldoBatistaDeLima_tcc.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atabaques do candomblé e tambores batá da santeria : toques e formação do Ogã
Autor(es): Lima, Ronaldo Batista de
Orientador(es): Corrêa, Antenor Ferreira
Assunto: Instrumentos musicais
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 22-Fev-2019
Referência: LIMA, Ronaldo Batista de. Atabaques do candomblé e tambores batá da santeria: toques e formação do Ogã. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Candomblé e a Santeria Cubana são duas religiões consideradas de matriz africana que possuem dois aspectos comuns que consideramos de interesse como objetos de estudo a serem desenvolvidos para uma pesquisa na área da educação musical: os tambores como instrumentos principais de ambos os ritos religiosos e a figura do Ogã, instrumentista responsável pela execução desses tambores no culto. Em vista desse interesse, nesta pesquisa nos dispomos a considerar esses dois elementos aqui descritos como “tambores ritualísticos”, observando a função que desempenham em ambos os cultos e “formação do ogã”. Desse modo, com intuito de fundamentar as discussões aqui empreendidas, analisamos alguns toques de pontos de Candomblé e da Santeria, e consideramos alguns aspectos ligados ao rito iniciático dos ogãs. Paralelamente à análise de literatura que trata dos toques do Candomblé e da Santeria, foram realizadas entrevistas com pais de santos e com ogãs, de modo a trazer uma visão a partir de dentro desses ambientes ritualísticos. Foram tratados assuntos como ritos de iniciação, aprendizagem dos cantos e toques dos Orixás, estruturas dos ritos religiosos, entre outros. Também foram realizadas observações in loco em Casas de Culto no DF e em Salvador, com o propósito de fundamentar as informações e considerações tratadas no decorrer deste texto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons