Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21516
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MoisesSoaresLopesCintra_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A metodologia de ensino do trompete na educação não formal : revisão sistemática da literatura
Autor(es): Cintra, Moisés Soares Lopes
Orientador(es): Dissenha, Susana Ester Kruger
Assunto: Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 30-Jun-2018
Data de publicação: 22-Fev-2019
Referência: CINTRA, Moisés Soares Lopes. A metodologia de ensino do trompete na educação não formal: revisão sistemática da literatura. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional - TO, 2018.
Resumo: Esse estudo buscou investigar como as pesquisas brasileiras têm adereçado as metodologias de ensino do trompete utilizadas na educação não formal. Como desdobramento, tomei como objetivos específicos apontar quais tem sido os métodos (literatura) utilizados, o porquê da escolha, e investigar qual rotina de estudo é ensinada aos alunos. No referencial teórico da pesquisa elenquei alguns autores que descrevem sobre metodologias do ensino do trompete e educação não formal. Adotei como metodologia de pesquisa a revisão sistemática de literatura, cujo rigor de seleção das obras estudadas e o registro de todos os passos permitem confirmar sua validade e/ou a continuidade do estudo. Por meio dela, foi possível analisar 17 (dezessete) trabalhos sobre o tema. A análise e discussão indicaram a utilização de duas metodologias de ensino do trompete adotadas na educação não formal, bem como diversos métodos e rotinas de estudo. Espera-se que esse estudo contribua para uma reflexão sobre as metodologias de ensino nesse contexto, bem como sobre os métodos e a rotina de estudos que é ensinada aos estudantes de trompete.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons