Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo descrever o ensino coletivo do canto popular em uma escola livre de música. As escolas livres, conforme Queiroz (2007), são escolas que se diferenciam por serem escolas privadas e sem vínculo com redes ou sistemas de ensino público. A pesquisa buscou discutir sobre as práticas de ensino do canto popular em aulas coletivas, objetivando descrever e discutir estratégias, situações e processos de ensino e aprendizagem que caracterizam esses contextos, no sentido de melhor refletir sobre tais práticas. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa qualitativa, baseado em entrevista, com um professor de canto que trabalha em algumas escolas de música livre em Brasília DF. As características pertinentes desta abordagem, suas vantagens e desvantagens serão brevemente descritas. Serão apresentados os procedimentos de coleta de dados adotados na pesquisa. Trago, na revisão bibliográfica, autores como: Queiroz (2007), Oliveira (2003) e Gadotti (2005) que discutem a educação musical adequada aos valores particulares de um contexto musical. Cunha (2009), Goss (2009), Paoliello (2007), Silva (1996), Requião (2001) trazem uma contextualização sobre as escolas de música livres. E outros autores como: Junker (1999), Raynor (2000) Ferlim (2015) Santos (1996) que discutem sobre o canto coletivo. Os resultados desta pesquisa apontam especificamente, sobre as práticas, conteúdos, estratégias, planejamentos e objetivos das aulas de canto coletivo, e buscou entender como o professor organiza e sistematiza os conhecimentos e habilidades do canto coletivo em suas práticas docentes. |