Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cernev, Francine Kemmer | - |
dc.contributor.author | Mota, Lídia Nayde da Rocha | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Lídia Nayde da Rocha. Flauta doce nas séries iniciais do ensino fundamental: percepção de material didático pelos professores da Escola Parque 307/308 sul - DF. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de investigar a percepção dos professores da Escola
Parque, que atuam na 307/308 sul – Brasília (DF) sobre materiais didáticos para
flauta doce. Tem como objetivo geral mapear o que os professores de flauta-doce da
Escola Parque da 307/308 sul – Brasília (DF) entendem por material didático e o que
eles utilizam em suas aulas. Como objetivos específicos, buscou conhecer o que os
professores consideram material didático, mapear os tipos de materiais que usam,
conhecer como selecionam os materiais didáticos, como os professores avaliam os
materiais didáticos disponíveis e entender a importância de material didático para
estes professores de flauta doce. Neste trabalho foi realizado uma pesquisa
qualitativa no contexto da escola parque da 308- sul da cidade de Brasília - DF para
entender a realidade de ensino de flauta doce neste local. A metodologia adotada
nessa pesquisa é de foi de caráter exploratório e descritivo, com apresentação de
análises qualitativas. Foi feita uma entrevista semiestruturada com 5 professores
dessa escola. Os resultados apontam o que os professores que dão aula de flauta
doce entendem sobre o que é material didático para flauta doce no ensino
fundamental. A importância desse tema se faz relevante porque material didático é
uma ferramenta para o ensino de música o que tem decorrido uma série de pesquisas
relacionada a essa temática. Apesar de não haver um consenso do que seja material
didático, vários autores apresentam suas reflexões relacionada ao tema material
didático para flauta doce. Nas considerações finais retomo o objetivo do trabalho e
faço algumas considerações relacionado a esse tema. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de música | pt_BR |
dc.title | Flauta doce nas séries iniciais do ensino fundamental : percepção de material didático pelos professores da Escola Parque 307/308 sul - DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T14:20:26Z | - |
dc.date.available | 2019-02-22T14:20:26Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21513 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work has the objective of investigating the perception of the teachers of the park
school, who work in 307/308 south - Brasilia (DF) on didactic materials for recorder.
Its general objective is to map what the recorder teachers of the Park School of
307/308 south - Brasilia (DF) understand by didactic material and what they use in
their classes. As specific objectives, it sought to know what teachers consider didactic
material, to map the types of materials they use, to know how they select didactic
materials, how the teachers evaluate the available didactic material and to understand
the importance of didactic material for these recorder teachers. In this work a
qualitative research was carried out in the context of the park school of 308 - south of
the city of Brasília - DF to understand the reality of teaching of recorder in this
place.The methodology adopted in this research is of an exploratory and descriptive
character, with presentation of qualitative analyzes. A semistructured interview was
conducted with 5 teachers from this school. The results point out that teachers who
teach recorder lessons understand what is teaching material for recorder in
elementary school. The importance of this theme becomes relevant because didactic
material is a tool for music teaching which has been a series of research related to
this theme. Although there is no consensus on what didactic material, several authors
present their reflections related to the didactic material theme for recorder. In the final
considerations I return to the objective of the work and make some considerations
related to this theme. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|