Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21505
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CelioApolinarioTorresMaciel_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aulas de bateria : um relato de experiência comparativo entre as modalidades de ensino presencial e a distância
Autor(es): Maciel, Célio Apolinário Torres
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 22-Fev-2019
Referência: MACIEL, Célio A. Torres. Aulas de bateria: um relato de experiência comparativo entre as modalidades de ensino presencial e a distância. 2017. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho é um relato de experiência que teve como objetivo desenvolver uma reflexão sobre os modelos de ensino presencial e a distância na área de música, comparando as duas vertentes e investigando relações (de similaridade e diferença) possíveis entre elas. Para isso, foi aplicado um método com dois estudantes que, em outubro de 2017, por iniciativa própria (cada um em uma das modalidades de ensino citadas), buscaram adquirir conhecimento na área de educação musical voltados para o ensino de bateria. O mesmo plano de aula foi aplicado em ambos os casos. O método de ensino usado para as duas situações foi elaborado por mim tendo como referência o livro Batuque é um Privilégio (Bolão, 2003). Ao final do processo letivo, foi feita uma reflexão sobre pontos específicos das aulas e a partir disso, o cruzamento dessas experiências, sendo possível para esse trabalho abordar as similaridades e diferenças percebidas entre os dois modelos de ensino. Além de buscar traçar paralelos entre os dois sistemas de ensino, é parte do interesse deste trabalho perceber as principais dificuldades encontradas quando há a tentativa de aplicar o mesmo plano de aula para modalidades diferentes. Algumas percepções indicam que a possibilidade de retórica presencial do professor ainda é um fator diferencial durante o processo, da mesma maneira o desenvolvimento e a acessibilidade da tecnologia podem fazer com que a distância não seja mais uma barreira quando se trata de educação musical. Com isso, é possível também pensar em uma educação híbrida onde as duas modalidades se permeiam e se complementam, fazendo com que esse trabalho também busque contribuir para os estudos que já vêm sendo realizados nesse sentido.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2017.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons