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https://bdm.unb.br/handle/10483/21505
Título: | Aulas de bateria : um relato de experiência comparativo entre as modalidades de ensino presencial e a distância |
Autor(es): | Maciel, Célio Apolinário Torres |
Orientador(es): | Marins, Paulo Roberto Affonso |
Assunto: | Música - instrução e estudo |
Data de apresentação: | 6-Dez-2017 |
Data de publicação: | 22-Fev-2019 |
Referência: | MACIEL, Célio A. Torres. Aulas de bateria: um relato de experiência comparativo entre as modalidades de ensino presencial e a distância. 2017. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho é um relato de experiência que teve como objetivo
desenvolver uma reflexão sobre os modelos de ensino presencial e a distância na área
de música, comparando as duas vertentes e investigando relações (de similaridade e
diferença) possíveis entre elas. Para isso, foi aplicado um método com dois estudantes
que, em outubro de 2017, por iniciativa própria (cada um em uma das modalidades de
ensino citadas), buscaram adquirir conhecimento na área de educação musical
voltados para o ensino de bateria. O mesmo plano de aula foi aplicado em ambos os
casos. O método de ensino usado para as duas situações foi elaborado por mim tendo
como referência o livro Batuque é um Privilégio (Bolão, 2003). Ao final do processo
letivo, foi feita uma reflexão sobre pontos específicos das aulas e a partir disso, o
cruzamento dessas experiências, sendo possível para esse trabalho abordar as
similaridades e diferenças percebidas entre os dois modelos de ensino. Além de
buscar traçar paralelos entre os dois sistemas de ensino, é parte do interesse deste
trabalho perceber as principais dificuldades encontradas quando há a tentativa de
aplicar o mesmo plano de aula para modalidades diferentes. Algumas percepções
indicam que a possibilidade de retórica presencial do professor ainda é um fator
diferencial durante o processo, da mesma maneira o desenvolvimento e a
acessibilidade da tecnologia podem fazer com que a distância não seja mais uma
barreira quando se trata de educação musical. Com isso, é possível também pensar em
uma educação híbrida onde as duas modalidades se permeiam e se complementam,
fazendo com que esse trabalho também busque contribuir para os estudos que já vêm
sendo realizados nesse sentido. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2017. |
Aparece na Coleção: | Música
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