Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21502
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TatianeRodriguesLira_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenho livre no ensino das arte visuais na educação básica
Autor(es): Lira, Tatiane Rodrigues
Orientador(es): Castro, Rosana Andréa Costa de
Assunto: Artes visuais
Desenho
Ensino fundamental
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 22-Fev-2019
Referência: LIRA, Tatiane Rodrigues. Desenho livre no ensino das arte visuais na educação básica. 2018. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Rio Branco - Acre, 2018.
Resumo: A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso é defender, como fundamental, a compreensão do desenho como fundamento da educação, e a sua prática como um meio para incentivar o estudante a pensar sobre si e sobre a realidade que o cerca. Neste sentido, acredita-se que garantindo espaços para a imaginação e possibilitando ao estudante espaço para que ele vincule a sua produção com aquilo que está ao seu redor possa influenciar na sua percepção sobre o mundo. O estudo tem como objetivo compreender a influência do desenho na sala de aula no processo de aprendizagem na educação básica. Para alcançar-se esse objetivo, promoveu-se pesquisa com professores e estudantes de escola do ensino fundamental, especificamente, 6º ano, na qual utilizou-se uma oficina para a prática do desenho, com os estudantes; e, a aplicação de questionário junto aos professores. Os resultados revelam a importância que os professores direcionam ao desenho, bem como, evidenciam a desvalorização do ensino das artes visuais na escola e a carga-horária reduzida dedicada à prática do desenho.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21502
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.