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dc.contributor.advisorAlfinito, Solange-
dc.contributor.authorSilva, Éder Viana-
dc.identifier.citationSILVA, Éder Viana. Valores humanos pessoais de consumidores a partir da escolha de produtos legais ou pirateados. 61 f. 2011. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractA pirataria é um problema dos dias atuais no mundo e no Brasil, manifesta de diversas formas como ações de falsificação, sonegação fiscal e contrabando. Interfere na esfera econômica, social e cultural. A pirataria suplanta ações de empresas legalizadas que gastam recursos com P&D, seu relacionamento com instituições de pesquisa para inovação, elaboração de estratégias de promoção, precificação, distribuição, patentes e direitos autorais. O combate á pirataria atualmente se dá principalmente com a repressão física e jurídica. Estudos na área do direito tentam definir requisitos legais que possam ser eficientes no controle da pirataria, na psicologia tenta-se definir o comportamento através de características psicológicas desviantes do indivíduo e na administração tenta-se compreender os processos de compra, e leva em conta atributos do produto, o preço, qualidade e disposição. A literatura afirma que o comportamento dos indivíduos se dá em função de valores, e que o julgamento que pessoas fazem se dá por atribuição de graus de valores às coisas. Esta pesquisa buscou conhecer valores humanos percebidos em consumidores de produtos piratas e produtos legalizados. Foi aplicado questionário estruturado a 268 alunos da Universidade de Brasília, a pesquisa foi de natureza descritiva e quantitativa. O instrumento utilizou a escala de valores pessoais QPV e 11 questões sobre pirataria para identificar consumidores de produtos piratas e consumidores de produtos legalizados. Foram realizadas análises de correlação entre variáveis e não pôde ser alcançado o continuum de valores propostos por Schwartz. Os valores humanos pessoais percebidos em compradores de produtos piratas e produtos legalizados apresentaram pequenas diferenças para esta amostra.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordComportamento do consumidoren
dc.subject.keywordPirataria (Direitos autorais)en
dc.subject.keywordValores humanosen
dc.titleValores humanos pessoais de consumidores a partir da escolha de produtos legais ou pirateadosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2011-11-16T15:22:33Z-
dc.date.available2011-11-16T15:22:33Z-
dc.date.issued2011-11-16T15:22:33Z-
dc.date.submitted2011-07-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2149-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2149-
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