Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2146
Título: | Os tipos de orientação acadêmica em artigos de autoria múltipla |
Autor(es): | Mello, Gabriela Bentes de |
Orientador(es): | Vilan Filho, Jayme Leiro |
Assunto: | Publicações científicas Orientação educacional Publicações de periódicos |
Data de apresentação: | 13-Jul-2011 |
Data de publicação: | 16-Nov-2011 |
Referência: | MELLO, Gabriela Bentes de. Os tipos de orientação acadêmica em artigos de autoria múltipla. 2011. 64 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Estuda a relação entre orientações acadêmicas e os artigos científicos escritos em autoria múltipla publicados entre 2005 e 2009 em periódicos científicos das áreas de informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia). Objetiva estudar a influência de cada tipo de orientação acadêmica na publicação de artigos em autoria múltipla, através mensuração da proporção dos tipos de orientação nas áreas de informação relacionadas com artigos de periódicos. Para alcançar o objetivo pretendido utilizou-se como fonte de dados uma base de dados bibliográficos chamada ABCDM, contendo referências de artigos de periódicos científicos brasileiros, para obter o universo dos registros estudados. Foi selecionada aleatoriamente uma amostra cujos dados foram complementados para as variáveis Tipo de Orientação e Área de Orientação e, após a conclusão da coleta, foram gerados gráficos e tabelas elaborados no MS-Excel, que evidenciaram os seguintes resultados: (1) O Mestrado é o grande produtor de artigos relacionados à orientação, com 42% desses; (2) Graduação e Doutorado ficam praticamente empatados, com 23% e 22% cada um; (3) A Iniciação Científica se destacou dentre os tipos de orientação; quase 10% das orientações; (4) Outros tipos de orientação - Especialização e Extensão - pouco influenciam na produção de artigos relacionados a orientações, tanto nas áreas de informação quanto nas outras áreas; (5) Mestrado e Doutorado detêm 47% das orientações nas áreas de informação, porém são os graus em que as outras áreas estão mais presentes, com 17% das orientações dos registros; (6) Graduação e Iniciação Científica obtiveram um número significativo nas áreas de informação: 30% dos artigos relacionados a orientações são orientações de Graduação e Iniciação Científica. Conclui que os dados obtidos confirmam parcialmente resultados de pesquisas anteriores. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work studies the relationship between academic advising and scientific articles written in multiple authorship published between 2005 and 2009 in Brazilian scientific journals in the areas of information (Archival, Librarianship, Information Science, Documentation and Museology). It aims to study the influence of each type of academic advising in articles published in multiple authorship, through measurement of the ratio of each type of academic advising related to scientific papers. A bibliographic database containing references to articles of Brazilian scientific journals (ABCDM) has been used as a data source for a bibliometric analysis. Charts and tables were generated in MS-Excel and showed the following results:(1) the master is the major producer of articles related to academic advising (42%); (2) undergraduate (23%) and PhD (22%) advising have almost the same rates; (3) the scientific initiation stood out among the types of guidance, almost 10% of the academic advising; (4) other types of advising – like specialization courses and extension activities – have little influence in the production of articles related to academic advising; (5) masters and doctorate courses have 47% of academic advising in the areas of information, and have the most representative rates in the other areas (17%);(6) undergraduate advising and scientific initiation advising obtained a significant rate in the areas of information (30%). |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2146 |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons