Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21464
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GustavoBarrosRocha_tcc.pdf2,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre composição de espécies nativas e exóticas e variáveis edáficas em área de restauração ecológica de cerrado sentido restrito
Autor(es): Rocha, Gustavo Barros
Orientador(es): Sampaio, Alexandre Bonesso
Coorientador(es): Pinto, José Roberto Rodrigues
Assunto: Plantas e solo
Química do solo
Data de apresentação: Jun-2018
Data de publicação: 19-Fev-2019
Referência: ROCHA, Gustavo Barros. Relação entre composição de espécies nativas e exóticas e variáveis edáficas em área de restauração ecológica de cerrado sentido restrito. 2018. 44 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A compreensão das relações entre as características edáficas e a competição entre gramíneas exóticas e espécies nativas, pode contribuir para aprimorar técnicas de restauração ecológica no Cerrado. Características do solo, como umidade e fertilidade, podem determinar o estabelecimento de gramíneas invasoras em detrimento da vegetação nativa, causando mudanças na estrutura e composição da vegetação e impactando negativamente a biodiversidade. Espécies invasoras também podem alterar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo e inibir o estabelecimento e desenvolvimento de espécies nativas. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre os atributos do solo e a proporção de espécies nativa/exótica em áreas de restauração ecológica de Cerrado sentido restrito. O estudo foi realizado no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás, onde a vegetação em processo de restauração tem sido amostrada semestralmente desde 2015. Foram coletadas amostras de solo na profundidade de 0 a 10 cm e registradas as porcentagens de espécies exóticas e nativas. Para cada amostra de solo, foi medida a umidade, matéria orgânica, pH, quantidade de N-NH4+ e N-NO3-, razão N-NH4+/N-NO3-, mineralização líquida/dia, nitrificação/dia e razão C/N. Também foi comparado os tratamentos com queima e sem queima controlada antes da semeadura direta para as variáveis. Adicionalmente, para caracterização do solo na área total em restauração, foram utilizadas quatro amostras compostas em duas profundidades (0 a 20 cm e 20 a 40 cm), verificando a textura e propriedades químicas do solo. Verificou-se que a textura do solo varia entre argiloso até franco-argilo-arenoso. A porcentagem de cobertura do solo com vegetação nativa reintroduzida variou de 1% a 96% ao longo da área em restauração. O tratamento com queima controlada antes da semeadura direta apresentou pH mais básico, maior nitrificação e menor mineralização. A única variável edáficas que apresentou relação significativas com a cobertura de vegetação nativa foi e razão C/N.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons