Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Rosania Aparecida Stoco de | - |
dc.contributor.author | Barros, Luzia de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Luzia de Oliveira. Inclusão de alunos com Síndrome de Down: um estudo na rede regular de ensino de Ipatinga–MG. 2011. 71 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho abordou o tema inclusão de alunos com Síndrome de Down com o objetivo de estudar a inclusão de alunos com Síndrome de Down em uma escola da Rede Municipal de Ensino em Ipatinga – MG. Tendo em vista a importância do tema e a necessidade em saber lidar com a diversidade na escola é que se propôs uma pesquisa qualitativa descritiva e em segundo plano, quantitativa, para identificar o que pensam os professores que trabalham nesta escola sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down. Investigou-se as metodologias e estratégias de ensino, os aspectos facilitadores e dificultadores encontrados pelos professores e sobre a importância da parceria escola-família na inclusão de crianças com Síndrome de Down. Para embasamento teórico fez-se estudo de vários autores dentre eles Stray-Gundersen (2007), Coll, Marchesi e Palácios (2004), Silva e Dessen, (2002), Kelman (2010) e Maciel e Raposo (2010), entre outros. Utilizou-se um questionário, com perguntas objetivas e subjetivas, respondido por 10 (dez) professores. Os dados coletados foram consolidados e analisados a partir do diálogo com os autores. Após consolidar os dados foi possível conhecer o perfil dos professores que trabalham com alunos SD, que em sua maioria tem mais de 41 anos, atuam entre 6 a 20 anos na escola e na educação, trabalham 40 horas semanais, tem curso superior e especialização. Esses professores entendem que a inclusão só será possível quando a escola estiver adaptada e com profissionais capacitados, consideram-na muito importante porque contribui com a socialização que facilita a aprendizagem. A maioria dos pesquisados consideram ser possível alfabetizar a criança com Síndrome de Down desde que a escola tenha condições necessárias, dê suporte pedagógico e seja adaptada, respeite o tempo da criança e suas limitações. Utilizam a metodologia interacionista porque é a mais adequada para esse tipo de criança e várias estratégias como atividades concretas e lúdicas, atividades em grupo, acompanhamento de colegas, jogos e brincadeiras, softwares e apoio pedagógico de um professor. Percebeu-se também a necessidade de capacitação dos professores e o investimento na valorização dos profissionais da educação, bem como a adaptação da estrutura física da escola. Concluiu-se que a família deve participar de perto da vida escolar da criança, trocando informações e experiências ajudando no direcionamento dos trabalhos visto que o diálogo com a família trás grandes benefícios ao desenvolvimento da criança. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência intelectual | en |
dc.subject.keyword | Down, Síndrome de | en |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência intelectual - educação | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | Inclusão de alunos com Síndrome de Down : um estudo na rede regular de ensino de Ipatinga – MG | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-11-16T14:12:52Z | - |
dc.date.available | 2011-11-16T14:12:52Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-16T14:12:52Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2145 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2145 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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