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dc.contributor.advisorCampos, Rodrigo Pires de-
dc.contributor.authorSilva, Igor Gomes da-
dc.identifier.citationSILVA, Igor Gomes da. John Dewey e a educação progressiva: a educação como fundamento da democracia, reflexões preliminares sobre novos modelos pedagógicos e políticas internacionais de educação. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractTendo como objetivo o aprofundamento do tema da educação no campo das Relações Internacionais e diante de inquietações provocadas pelo futuro da educação como tema global, buscou-se por meio de reflexões e pesquisas empíricas, analisar e compreender o estudo da educação progressiva como modelo educacional possível singular à visão escolar hegemônica presente nos sistemas públicos de ensino desde o século XIX. Tendo em vista os estudos do pensador John Dewey em relação aos propósitos da educação e sua relação simbiótica com a democracia, procurou-se estabelecer como a educação progressiva aparece como uma possibilidade ao sistema vigente. Além disso, procurou-se estabelecer considerações preliminares acerca de exemplos de modelos escolares que dialogam com a educação progressiva em contrapartida às avaliações, práticas e políticas internacionais de educação promovidas por uma padronização de organismos como a OCDE, Unesco, Banco Mundial e FMI.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMétodos de ensinopt_BR
dc.titleJohn Dewey e a educação progressiva : a educação como fundamento da democracia, reflexões preliminares sobre novos modelos pedagógicos e políticas internacionais de educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-18T15:22:12Z-
dc.date.available2019-02-18T15:22:12Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21454-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Aiming at deepening the theme of education in the field of International Relations and in the face of concerns about the future of education as a global theme, we sought to analyze and understand the study of progressive education as a possible educational model to the hegemonic school vision present in the public education systems since the 19th century. In view of the studies of the thinker John Dewey in relation to the purposes of education and its symbiotic relationship with democracy, it was sought to establish how progressive education appears as a possibility to the current system. In addition, preliminary considerations have been made about examples of school models that dialogue with progressive education itself contrary to international educational assessments, practices and policies promoted by a standardization of bodies such as the OECD, UNESCO, World Bank and IMF.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21454pt_BR
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