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Título: Exergames como ferramenta pedagógica na educação física escolar : visão dos professores de Brazlândia-DF
Autor(es): Souza, Víctor Henrique Santana de
Orientador(es): Amaro, Rosana
Assunto: Jogos digitais
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 16-Fev-2019
Referência: SOUZA, Víctor Henrique Santana de. Exergames como ferramenta pedagógica na educação física escolar: visão dos professores de Brazlândia-DF. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho buscou saber qual era a visão e a familiaridade dos professores de Educação Física de Brazlândia, Distrito Federal, acerca dos Exergames como ferramenta nas aulas de Educação Física, em uma perspectiva de investigar se os Exergames poderiam ser realmente utilizados em uma aula, inclusive verificando as dificuldades e possibilidades que a inserção desses jogos digitais poderiam oferecer a Educação Física escolar. O estudo foi de caráter qualitativo e, para que fosse realizado, foram distribuídos seis questionários em cinco escolas públicas variadas na Região Administrativa de Brazlândia, Distrito Federal. As escolas e os professores foram escolhidos por conveniência e verificou-se que apesar da maioria dos professores entenderem a importância do uso dos Exergames na escola e inclusive serem a favor da sua implementação, quase nenhum fez uso dessa ferramenta. Sabemos que o principal responsável por transmitir o conteúdo ou não é o professor, e cabe a ele a decisão e implementação de como ministrar esses conteúdos, visto que a maioria tem conhecimento dessa ferramenta, porém não utilizam. O verdadeiro motivo da não utilização não é concreto, mas foi identificado na pesquisa que é influenciado pela falta de materiais, infraestrutura deficiente, preparo do professor, e a própria autonomia do professor para inserir opções na aula, que geralmente opta por não utilizar dessa ferramenta, embora considerando a mesma como relevante.
Abstract: The present work sought to know the vision and the familiarity of physical education teachers from Brazlândia, Distrito Federal, about Exergames as a tool in physical education classes, from a perspective of perceiving if Exergames could actually be used in the class, including perceiving difficulties and possibilities that the insertion of these digital games could offer for the education. The study was qualitative, so that the study was carried out, six questionnaires were distributed in various public schools in the Administrative Region of Brazlândia, Distrito Federal, schools and teachers were chosen for convenience. It was noticed that although most of the teachers understood the importance of the use of Exergames within the school and even in favor of its implementation, almost none made use of this tool. We know that the main responsibility for transmitting the content or not is the teacher, and it is up to him to decide whether or not to pass the content, since most are aware of this tool, not being used is not simply influenced by lack of materials or lack of infrastructure.
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