Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21433
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RayssaMaiaDeCarvalho_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma experiência na formação inicial de professores para a reflexão sobre a seleção de conteúdos de educação física escolar
Autor(es): Carvalho, Rayssa Maia de
Orientador(es): Vianna, Alexandre Jackson Chan
Assunto: Esportes
Data de apresentação: 10-Jul-2018
Data de publicação: 16-Fev-2019
Referência: CARVALHO, Rayssa Maia de. Uma experiência na formação inicial de professores para a reflexão sobre a seleção de conteúdos de educação física escolar. 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo a análise dos estudos de campo dos estudantes na disciplina de práticas corporais para refletir sobre a aplicabilidade das novas propostas de seleção de conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). A análise foi feita a partir dos dados obtidos por meio do trabalho final realizado por todos os alunos da disciplina Educação Física e Práticas Corporais que é componente curricular obrigatório no curso de licenciatura em Educação Física. Este artigo trata-se de uma pesquisa documental, tendo em vista que a investigação tem como objetivo analisar os dados contidos nos trabalhos. Os trabalhos analisados foram realizados do segundo semestre de 2013 até o primeiro semestre de 2017, contabilizando um total de 314 trabalhos. Os dados extraídos estão organizados por sexo, semestre, prática e local, e foram comparados e analisados em conjunto. Os resultados encontrados no conjunto de relatórios finais da disciplina de formação docente provocaram reflexões sobre as novas proposições teóricas de renovação da EFE. A partir disto, concluímos que as práticas podem ser mais diversas que atualmente são na EFE, mas existem limitações que estão diretamente ligadas ao interesse dos estudantes no momento da escolha de suas práticas. Por isso, pensando nesta diversidade de práticas, é crucial que os conteúdos tradicionais não deixem de existir, mas que também abram espaço a novas práticas e a possibilidade de renovação da EFE.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons