Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RaissaBatistaLuaemarDeOliveira_tcc.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Esportes dentro e fora da escola : um estudo sobre a motivação dos pais
Autor(es): Oliveira, Raissa Batista Luaemar de Oliveira
Orientador(es): Amaro, Rosana
Assunto: Educação física para crianças
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 16-Fev-2019
Referência: OLIVEIRA, Raissa Batista Luaemar de Oliveira. Esportes dentro e fora da escola: um estudo sobre a motivação dos pais. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo foi direcionado para a adesão das crianças no ambiente esportivo dentro ou fora da escola e os reais motivos que levaram os pais a buscarem o esporte para elas. Diante disso, o contexto do estudo envolveu o ambiente escolar, as percepções dos pais em relação á Educação Física e o esporte e a maneira que tudo isso influenciou em suas escolhas e motivações. A pesquisa objetivou compreender a motivação dos pais para matricularem e manterem os filhos em atividades esportivas dentro e fora da escola. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa com o foco principal nos pais dos alunos que frequentavam as Oficinas Esportivas da Universidade de Brasília. A amostra foi composta por 37 responsáveis, que responderam um questionário online elaborado pela autora do estudo. Com base nos resultados analisados, os pais compreendem a importância do esporte para o filho, percebendo os benefícios físicos, mentais e sociais que o mesmo pode proporcionar. É justamente esse conjunto de fatores que os motivam a buscarem o esporte fora da escola. Além disso, buscam o esporte fora da escola por não considerarem tão satisfatória a oferta da Educação Física Curricular, que mesmo gerando benefícios, estes não são suficientes, sob a percepção dos pais, para tantos ganhos como o esporte por fora é capaz de proporcionar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons