Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PedroHenriqueAbrantesFonseca_tcc.pdf517,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Modulação da resposta reflexa por estimulação cutânea contralateral durante a marcha em superfícies com diferentes inclinações
Autor(es): Fonseca, Pedro Henrique Abrantes
Orientador(es): Mezzarene, Rinaldo André
Assunto: Caminhada
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Fev-2019
Referência: FONSECA, Pedro Henrique Abrantes. Modulação da resposta reflexa por estimulação cutânea contralateral durante a marcha em superfícies com diferentes inclinações. 2017. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Introdução. Parâmetros de respostas reflexas e de atividade elétrica muscular, tal como o método do reflexo de Hoffman (reflexo H) adquirido por estimulação elétrica no nervo tibial, revelam a atuação das unidades motoras e torna viável avaliar o grau de excitabilidade da via do reflexo de estiramento. As informações cutâneas oriundas de uma resposta reflexa de um certo membro nos músculos contralaterais podem ser capazes de modificar a excitabilidade do reflexo monossináptico no membro oposto. A colocação de diferentes inclinações da base de apoio pode promover alterações a nível medular que permitem o controle do nível de excitabilidade e controle muscular durante a marcha. Objetivo. Verificar o efeito do condicionamento cruzado sobre o reflexo H em diferentes inclinações da marcha e avaliar o papel do mecanismo de inibição pré-sináptica na intermediação dos efeitos dos estímulos cutâneos contralaterais. Métodos. Participaram 7 voluntários, adultos, entre 18 e 35 anos e fisicamente ativos. Os sujeitos andaram sobre uma esteira computadorizada a 3 km/h por 3 minutos em cada inclinação: plano (PL), rampa para cima (RC) e rampa para baixo (RB). Os estímulos elétricos foram aplicados no nervo tibial por um eletrodo bipolar localizados na fossa poplítea, para evocar o reflexo H no músculo sóleo. Um trem de 5 pulsos foi aplicado a 333 Hz na região dorsal do pé contralateral para estimulação cutânea do nervo fibular com intensidade igual a 3x o limiar de percepção. Resultados. Não houve diferenças significativas nos resultados da estimulação cutânea contralateral, ou seja, a estimulação contralateral não gerou inibição na amplitude do reflexo H do músculo sóleo em comparação com a amplitude do reflexo H sem estímulo cutâneo. Também não houve diferenças significativas entre a amplitude de reflexo H nos diferentes planos de apoio (PL, RC, RB) durante a marcha.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons