Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21422
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarolinaCarneiroDaCunhaPiedade_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização do rearranjo aplicado à viola caipira
Autor(es): Piedade, Carolina Carneiro da Cunha
Orientador(es): Cernev, Francine Kemmer
Assunto: Rearranjo musical
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 15-Fev-2019
Referência: PIEDADE, Carolina Carneiro da Cunha. A utilização do rearranjo aplicado à viola caipira. 2018. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar o rearranjo como uma forma de ensino e aprendizagem aplicado à viola caipira. Para uma melhor contextualização foi feita uma revisão de literatura direcionada ao arranjo e rearranjo de instrumentos na prática coletiva onde foram expostos os principais conceitos de arranjo, rearranjo e ensino coletivo. Foi destacada também a importância de utilizar uma proposta diferente como recurso de ensino para que dessa forma os professores e alunos possam perceber dentro do processo formativo um novo olhar sobre as formas tradicionalmente conhecidas de execução de canções. Pensando nessa prática direcionada ao ensino coletivo de cordas dedilhadas foi feita uma entrevista com o professor de violão Fábio Amaral da Silva Sá com o objetivo de conhecer sua fundamentação teórica e prática. Dessa forma foi possível refletir estes aspectos relacionados ao universo da viola caipira.
Abstract: The objective of this work is to present the re-arrangement as an applied way of teaching and learning for the viola caipira. Aiming a better contextualization, it was made a literature review that points to the arrangement and re-arrangement of instruments in a group practice, where were exposed the main concepts of arrangement, re-arrangement and teaching group. Also it was highlighted the importance of using a different purpose as a teaching resource, so the teacher might realize in the formative process a new look in the traditional way of performing songs. Thinking about this practice that are aimed to group teaching of plucked strings, it was applied and interview with the teacher Fábio Amaral da Silva Sá. The objective was to know his theoretical and practical background. On this way, it was possible to figure out aspects that were related to the universe of the viola caipira.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons