Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21420
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasFigueredoBrito_tcc.pdf651,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência do comportamento sedentário e do nível de atividade física no índice de massa corporal em estudantes do Ensino de Jovens e Adultos de uma escola na cidade de Ceilândia – Distrito Federal
Autor(es): Brito, Lucas Figueredo
Orientador(es): Melo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de
Assunto: Exercícios físicos
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 15-Fev-2019
Referência: BRITO, Lucas Figueredo. Influência do comportamento sedentário e do nível de atividade física no índice de massa corporal em estudantes do Ensino de Jovens e Adultos de uma escola na cidade de Ceilândia – Distrito Federal. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivou-se verificar a influência do comportamento sedentário e do nível de atividade física no índice de massa corporal de estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da Ceilândia-DF. Foram aplicados dois questionários aos estudantes: tempo sentado diário para comportamento sedentário e IPAQ para o nível de atividade física. A amostra contém 56 escolares, sendo 28 mulheres e 28 homens para equilíbrio de comparação. Considerou-se que os homens são mais ativos (20) que as mulheres (10), consequentemente as mulheres são mais inativas (18) fisicamente que os homens (8). Entretanto o IMC médio dos homens verificou-se mais alto (25,06) que o das mulheres (23,60). Estudantes que permanecem a menor parte do dia sentados tendem segundo os resultados a serem mais fisicamente ativos (x²(4) = 13,883 (p=0,007)). Para o comportamento sedentário, 75% dos homens permanecem a menor parte do dia sentado, enquanto 46% das mulheres ficam a maior parte do dia sentadas. Além de estudantes que permanecem a maior parte do tempo sentados tenderem a ser acima do peso. Destaca-se esses resultados para um alerta aos profissionais da saúde acerca da condição físicas dos estudantes e para futuras pesquisas aprofundadas com está população.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons