Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2142
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SilmaraFerreiraPiedadeSilva.pdf654,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Regras e limites na formação da criança
Autor(es): Silva, Silmara Ferreira Piedade e
Orientador(es): Correia, Vasti Gonçalves de Paula
Assunto: Crianças - formação
Disciplina da criança
Educação moral
Crianças deficientes - educação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 9-Nov-2011
Referência: SILVA, Silmara Ferreira Piedade e. Regras e limites na formação da criança. 2011. 73 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasíli, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender e ao mesmo tempo apresentar maneiras de auxiliar pais e educadores na difícil tarefa de estabelecer e impor limites, estabelecer regras claras, exigindo o seu cumprimento, não com autoritarismo, mas com autoridade. A metodologia utilizada foi à observação realizada com crianças em sala de aula e no recreio escolar. Também foram feitas entrevistas com pais e professores, onde responderam a um questionário. Os dados coletados foram registrados e sujeitos à análise e reflexão. A pesquisa bibliográfica teve como referencial teórico os estudos de Jean Piaget, Yves De La Taille, Tânia Zagury, Içami Tiba sobre o desenvolvimento moral na criança. O estudo pretendeu, também, identificar a postura de pais e educadores na determinação dos limites e da disciplina como componentes necessários à formação da criança e do adolescente e discutir sobre limites na formação das crianças, que é de extrema importância principalmente no momento em que se procura efetivar a sua inclusão nos ambientes sociais. As informações obtidas foram importantes para a compreensão e entendimento do tema em foco, visto que reforçaram as considerações finais deste documento. As contribuições do referencial teórico fundamentaram às observações obtidas no trabalho, que trouxe conhecimento suficiente às futuras pesquisas sobre a temática em ação. Os dados obtidos foram os objetivos da pesquisa, contextualizando que a falta de respeito tem se mostrado a grande conseqüência da falta de limites, provocando um mal estar nos indivíduos que convivem diariamente com crianças que manifestam tal dificuldade. Ratificando que a ausência de limites provoca baixo rendimento escolar, dificuldades na interação social, baixa auto-estima.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons