Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21419
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasDeAlmeidaOliveira_tcc.pdf244,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Breve relato sobre as ginásticas em academia no Brasil e uma proposta de agenda de pesquisa
Autor(es): Oliveira, Lucas de Almeida
Orientador(es): Medina, Alice Maria Corrêa
Assunto: Academias de ginástica
Dança
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 15-Fev-2019
Referência: OLIVEIRA, Lucas de Almeida. Breve relato sobre as ginásticas em academia no Brasil e uma proposta de agenda de pesquisa. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O estudo apresenta breve relato sobre a história e a implementação das academias no Brasil e sua relação com as atividades de ginástica e as danças coreografadas em academias, apresentando uma proposta de agenda de pesquisa. Realizou-se uma revisão sistemática, selecionando estudos publicados entre 1992 e 2018. Utilizaram-se para a pesquisa, bases de dados Portais de Periódicos. O processo de implementação das academias no Brasil se deu no início da década de 1970, reconhecidas como centros de treinamento. A partir dos anos 80, as academias tiveram ascensão no país, e esse aumento no número, segundo a pesquisa realizada, possui uma relação com as atividades de ginástica. A partir disso, a ginástica veio se reinventando e se relacionando com a dança. Com isso, ocorreu uma inovação mercadológica nas academias, e favoreceu as danças coreografadas que estão inseridas em alguns programas que podem ser considerados como casos de sucesso nas academias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons