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Título: As lutas enquanto conteúdo da educação física escolar nas escolas públicas de ensino fundamental anos finais e ensino médio do plano piloto, Distrito Federal
Autor(es): Silva, Lucas Carvalho da
Orientador(es): Lage, Victor
Assunto: Educação física escolar
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 15-Fev-2019
Referência: SILVA, Lucas Carvalho da. As lutas enquanto conteúdo da educação física escolar nas escolas públicas de ensino fundamental anos finais e ensino médio do plano piloto, Distrito Federal. 2018. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse trabalho investiga o conteúdo das lutas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio das escolas públicas do Distrito Federal, devido aos seus pressupostos pedagógicos. Para isso, foi realizado um levantamento de dados por meio de entrevista semiestruturada, a qual foi aplicada a professores e gestores das unidades escolares. Outro aspecto a ser pesquisado será a compreensão dos docentes e gestores em relação às lutas como conteúdo da Educação Física Escolar. Esta pesquisa caracteriza-se como transversal, exploratória e descritiva. Os dados deste estudo foram analisados em uma perspectiva qualitativa, identificados pela entrevista semiestruturada. A metodologia adotada para análise das entrevistas foi inspirada na fenomenologia existencial de Martins e Bicudo (1989) e Merleau-Ponty (1996). Desse modo, este estudo propõe-se a contribuir para a prática pedagógica dos professores de Educação Física que trabalham com o conteúdo lutas nos estabelecimentos de ensino público do Distrito Federal. Além disso, visa contribuir para os planos de ensino e intervenção sobre o currículo do Distrito Federal acerca das lutas na Educação Física Escolar. A prática das lutas apresenta aos alunos valores, como o respeito, a disciplina, entre outros, que contribuem para o seu desenvolvimento como cidadão.
Abstract: This work tries to investigate the content of the struggles in the final years of elementary education and in the high school of the public schools of the Distrito Federal, due to its pedagogical presuppositions. For this, a data survey will be done through a semistructured interview, which will be applied to teachers and managers of the school units. Another aspect to be researched will be the understanding of teachers and managers regarding struggles as content of school physical education. This research is characterized as transversal, exploratory and descriptive. The data of this study were analyzed in a qualitative perspective, identified by the semistructured interview. The methodology used to analyze the interviews was inspired by the existential phenomenology of Martins and Bicudo (1989) and Merleau-Ponty (1996). Thus, this study proposes to contribute in the pedagogical practice of physical education teachers who work with the content struggles in the public education establishments of the Distrito Federal. In addition, it aims to contribute to the plans of teaching and intervention on the curriculum of the Distrito Federal about the struggles in school Physical Education. The use of the fights as content of the school Physical Education classes is still a recent phenomenon and, therefore, still faces many challenges in its application in the school environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
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