Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21414
Título: | Qualidade de vida de discentes de pós-graduação |
Autor(es): | Moraes, Karla da Silva Venâncio |
Orientador(es): | Gutierres Filho, Paulo |
Assunto: | Universidade de Brasília (UnB) - Educação Física |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 15-Fev-2019 |
Referência: | MORAES, Karla da Silva Venâncio. Qualidade de vida de discentes de pós-graduação. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Introdução: Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida de discentes de um curso de especialização na área da educação. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal que incluiu 321 discentes matriculados no curso de especialização em práticas pedagógicas interdisciplinares. O instrumento da pesquisa para avaliar a qualidade de vida foi o Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36). O escore total de cada domínio varia de 0 a 100 pontos. Resultados: Os dados mostram que no geral as dimensões capacidade funcional (81,50), aspecto funcional (76,48) e social (76,48) obtiveram as melhores pontuações. Contudo, os domínios saúde mental (70,13) e vitalidade (60,14) atingiram menores pontuações. Quando feita a relação entre qualidade de vida e a formação acadêmica, aqueles com formação na área educacional obtiveram menores escores nos domínios vitalidade (47,51), aspecto emocional (56,99) e saúde mental (58,37). Conclusões: Conclui-se que a qualidade de vida da amostra não foi positiva, principalmente para os discentes com formação na área da educação, uma vez que possuem um trabalho estressante, com cargas horarias longas. Além de terem de conciliar vida familiar, social e profissional, com a necessidade terem de realizar uma formação continuada, a fim de acompanhar as mudanças do mercado de trabalho. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons