Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21403
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JessicaDeAlmeidaCorsini_tcc.pdf376,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Significados da prática da patinação artística para os pais do (a)s praticantes
Autor(es): Corsini, Jéssica de Almeida
Orientador(es): Vianna, Alexandre Jackson Chan
Assunto: Esportes
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 14-Fev-2019
Referência: CORSINI, Jéssica de Almeida. Significados da prática da patinação artística para os pais do (a)s praticantes. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Compreender os significados da prática da patinação artística por meio dos pais de praticantes é o objetivo deste trabalho. Para isso foram utilizadas como forma de instrumento de coleta de dados a Observação participante OP (BECKER, 1999), as anotações do diário de campo contendo informações sobre o local escolhido como o objeto de estudo da prática e seus envolvidos. Além disso, para aprofundamento da pesquisa foram formados dois Grupos de Discussão (WELLER, 2010) contendo pais de Iniciantes e pais de Equipe que são os primeiros e últimos níveis de patinadores da academia escolhida para compreender o que os motivaram a colocarem seus filhos na patinação e por que os mantiveram. Após a codificação das entrevistas, a análise de dados baseou-se na Teoria Fundamentada (CHAMAZ, 2009) comparada a revisão bibliográfica de dois autores que falam sobre a chegada da patinação no Brasil (MELO 2017 e SANTOS, 2017). Destes artigos foram elencadas três categorias de análise que chamamos de Esportivização, Feminização e Elitização. Por meio delas foram feitas comparações do passado sobre o que acontece hoje em 2018, por meio de afirmações e evidências que nos fizeram chegar à conclusão de que os significados que se fizeram presentes no passado ainda se mantêm. É possível notar que a patinação é uma prática em que o esporte predomina sobre sua prática por lazer, há de fato mais mulheres do que homens e é uma modalidade restrita que simboliza um mecanismo de distinção social, pois apesar de reconhecerem que é de fato um esporte de alto custo, não trazem evidências de ações que visam mudar essa realidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons