Título: | O ensino das modalidades esportivas coletivas na formação em educação física do Distrito Federal : apontamentos baseados em planos de ensino |
Autor(es): | Diniz, Jefferson Breno França |
Orientador(es): | Costa, Jonatas Maia da |
Assunto: | Professores de educação física - formação |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 14-Fev-2019 |
Referência: | DINIZ, Jefferson Breno França. O ensino das modalidades esportivas coletivas na formação em educação física do Distrito Federal: apontamentos baseados em planos de ensino. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O esporte apresenta-se como um dos mais importantes fenômenos desse século. Os esportes coletivos têm como característica alguns princípios que dominam as modalidades esportivas, são eles: atacar, defender, princípios técnicos e táticos; todas as modalidades esportivas coletivas possuem um sistema ofensivo, um sistema defensivo e um sistema de transição. Entendendo que as abordagens metodológicas de ensino dos esportes coletivos vêm sofrendo uma grande evolução, e que os métodos antes considerados tradicionais (analítico-sintético, global-funcional, método situacional) estão dando lugar ao que chamamos de novas abordagens (modelo desenvolvimentista, modelo de ensino para compreensão Teaching Games For Understanding, método “transfert”, entre outros); surgiu uma preocupação referente ao método utilizado para ensinar esportes, especificamente, quais ferramentas de ensino estão sendo utilizadas na formação inicial de futuros professores de Educação Física, no que diz respeito ao ensino de esportes coletivos. Foi realizada uma pesquisa de campo, um levantamento apontando as Instituições de Ensino superior que ofertam o curso de Educação Física no DF; no total foram visitadas treze instituições, apenas cinco planos de curso foram obtidos. O objetivo desse trabalho é apresentar um panorama atual do ensino das modalidades esportivas coletivas no ensino superior do DF, para isso, analisaremos como o conteúdo presente nas ementas abarca o debate acadêmico do ensino dos esportes coletivos, além de destacar os aspectos metodológicos de ensino. Entendemos que não é possível apontar uma única abordagem para o ensino das modalidades esportivas coletivas, visto que cada Instituição de Ensino Superior do DF apresenta uma particularidade. O ensino do esporte deve caminhar para uma aprendizagem além das técnicas e táticas, o aluno precisa compreender o porquê fazer, entender a lógica do jogo. Espera-se com que as Instituições de Ensino Superior do DF possibilitem ao aluno em formação o acesso as diferentes abordagens metodológicas, para a construção de uma formação inicial sólida. |
Abstract: | Sports may be among the most important phenomena of this century. Collective Sports share characteristics that govern sports in general such as attack, defense, and technical and tactical principles. Every type of sport possesses an offense, a defense, and some sort of transition. Understanding that the methodologies for teaching collective sports in general have been facing a significant evolution, and that the methods once considered traditional (analytic/synthetic, global/functional, situational method) are giving way to newer approaches (developmental model, Teaching Games for Understanding, “transfert” method, among others), there remains a concern about which methods should be used to teach sports, specifically, which teaching tools should be used in the initial education of our future Physical Education Teachers. In a recent field study, the Institutions of Higher Education that offer degrees in Physical Education in DF where surveyed, where 13 facilities were visited with, only five course plans were obtained. The objective of this work is to present a current panorama of the teaching of the collective sports modalities in the higher education of the DF, for this, we will analyze how the content present in the menus covers the academic debate of the teaching of collective sports, besides highlighting the methodological aspects of teaching. We understand that it is not possible to point out a single approach to the teaching of collective sports modalities, since each Institution of Higher Education of the DF presents a particularity. The teaching of sports should be directed towards learning beyond techniques and tactics, the student needs to understand why to do, understand the logic of the game. It is hoped that the Higher Education Institutions of the Federal District will enable the student in training to access the different methodological approaches for the construction of a solid initial formation. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|