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Título: A implementação do conteúdo de lutas na educação física nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Varela Júnior, George Marques
Orientador(es): Lage, Victor
Assunto: Lutas corporais
Defesa pessoal
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 14-Fev-2019
Referência: VARELA JÚNIOR, George Marques. A implementação do conteúdo de lutas na educação física nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal. 2018. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse trabalho procurou investigar a importância da implementação do conteúdo das lutas nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal, devido aos seus pressupostos pedagógicos. Para isso, foi realizado um levantamento de dados por meio de entrevista semiestruturada, a qual aplicou-se aos professores e gestores das unidades escolares. Outro aspecto pesquisado foi a compreensão dos docentes e gestores em relação às lutas como conteúdo da Educação Física escolar. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como transversal, exploratória e descritiva. Analisou-se os dados de forma quantitativa. Obteve-se que apesar do conteúdo de lutas ser de suma importância para o desenvolvimento do aluno, além de estar previsto no currículo escolar, este ainda não foi totalmente difundido nas escolas públicas do Distrito Federal. Foram relatados pelos professores e coordenadores diversas dificuldades na implementação do conteúdo. Desse modo, este estudo propõe-se a contribuir na prática pedagógica dos professores de Educação Física que trabalham com o conteúdo lutas nos estabelecimentos de ensino público do Distrito Federal, além de colaborar com os planos de ensino e intervenção no currículo do Distrito Federal acerca das lutas na Educação Física escolar.
Abstract: This work sought to investigate the importance of the implementation of the content of the struggles in the final years of elementary and high school in the public schools of the Distrito Federal due to their pedagogical presuppositions. For this, a data survey was carried out through a semi-structured interview, which was applied to the teachers and managers of the school units. Another aspect studied was the understanding of teachers and managers in relation to the struggles as content of school physical education. The methodology of the research is characterized as transversal, exploratory and descriptive. The data were analyzed quantitatively. It was obtained that although the content of fights is of paramount importance for the development of the student, besides being foreseen in the school curriculum, this one has not yet been totally diffused in the public schools of the Distrito Federal. Several difficulties in the implementation of the content were reported by the teachers and coordinators. Thus, this study aims to contribute to the pedagogical practice of physical education teachers who work with the content struggles in the public schools of the Distrito Federal, in addition to collaborating with the teaching and intervention plans in the curriculum of the Distrito Federal about the struggles in school physical education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
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