Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21391
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BetaniaSabinoSantos_tcc.pdf888,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBrito, Marcelo de-
dc.contributor.authorSantos, Betânia Sabino-
dc.identifier.citationSANTOS, Betânia Sabino. A contribuição da corporeidade como conteúdo nas aulas de educação física na formação de jovens e adultos. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que foi criada para garantir o direito à educação com ênfase à alfabetização de jovens e adultos com necessidade de conclusão da educação básica. Salve as exceções, a Educação Física é uma disciplina obrigatória no currículo, com carga horária de uma hora semanal. Diante dessa realidade pouco favorável ao desenvolvimento de um currículo mais contundente e consistente, busquei intervir nas aulas o tema corporeidade. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo consistiu em desenvolver motrivivências sobre possibilidades de desenvolvimento de estratégias de ensino baseados na percepção corporal. Para isso desenvolvemos quatro aulas de Corporeidade para alunos do segundo segmento da EJA de uma escola pública do Distrito Federal. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa onde utilizamos como estratégia de coleta de informação da observação direta das atividades, do registro escrito e de questionários diagnóstico (antes das aulas) e avaliativo (após as aulas) como metodologia. Responderam voluntariamente ao primeiro questionário 34 alunos, sendo 16 mulheres e 18 homens, no segundo questionário responderam 23 alunos, sendo 14 homens e 9 mulheres, referente a todas as turmas. Os resultados indicam algum constrangimento, todavia apontaram relevância das experiências.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordExpressão corporalpt_BR
dc.titleA contribuição da corporeidade como conteúdo nas aulas de educação física na formação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-13T14:30:54Z-
dc.date.available2019-02-13T14:30:54Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21391-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The Youth and Adult Education (EJA)is a teaching modality created to assure the right of education with emphasis on literacy of youth and adults who need to complete basic education. Except for a few cases, Physical Education is a compulsory subject in the curriculum for at least one hour a week. Therefore, the general purpose of this study consisted of raise the debate about possibilities of the development of teaching strategies based on sportsmanship. It has been developed four corporeality classes for second segment of EJA students they‟re from a public school in Distrito Federal. Based on a qualitative approach research, were used classes observation, from written record and diagnostic questionnaires (before class) and evaluative (after class) as methodology. 34 students answered voluntarily to the first questionnaire, 16 were women e 18 men, on the second questionnaire 23 students answered, 14 were men and 9 women, this numbers are from all classes. The results showed difficulties from students to experience the playful, because it is not a common activity. However, they liked the proposal and would do more classes following the methodology. Due to its results, it is understood that corporeality can benefit YAE, because enables, to the students, the rupture of standards and reflections about our body behavior.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons