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dc.contributor.advisorDullius, Jane-
dc.contributor.authorSilveira, Aline Franklin da-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Aline Franklin da. Redução glicêmica em adultos diabéticos tipo 1 em aulas com exercícios físicos e educação em saúde. 2018. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Diabetes Mellitus (DM) é uma condição ocasionada por uma disfunção na produção ou atuação da insulina no organismo. O exercício físico e a educação sobre a patologia são alternativas não farmacológicas que visam amenizar e/ou controlar a condição de hiperglicemia causada por essa disfunção. O objetivo do presente estudo foi verificar o comportamento agudo (pré e pós aula) da glicemia capilar ao início (aulas 1 e 2) ao final das intervenções (aulas 7 e 8; aulas 13 e 14). A amostra foi composta por 42 adultos portadores de DM1 (22 mulheres), com idade média de 27,6 ± 9,7 anos e tempo de DM médio de 8,14 ± 4,8 anos. As intervenções foram caracterizadas com exercícios físicos variados que incluíam necessariamente exercícios de flexibilidade, aeróbios e resistidos somados a atividades educativas com temas variados no contexto da diabetes. Os dados quantitativos foram apresentados através dos valores mínimo, máximo, médio, desvio padrão e percentuais e por vezes estratificados em categorias que os agrupavam. Como resultado houve declínio nas médias glicêmicas pré e pós posteriormente a 8 aulas de exercícios físicos e educação em saúde, assim como depois de 14 aulas. Houve tendência de queda da média glicêmica caso a amostra continuasse sem interrupções nessa prática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiabéticospt_BR
dc.subject.keywordAtividade físicapt_BR
dc.titleRedução glicêmica em adultos diabéticos tipo 1 em aulas com exercícios físicos e educação em saúdept_BR
dc.title.alternativeGlycemic reduction in diabetes adults type 1 in classes with physical exercises and health educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-13T13:16:06Z-
dc.date.available2019-02-13T13:16:06Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21389-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Diabetes Mellitus (DM) is a condition caused by a dysfunction in the production or performance of insulin in the body. Physical exercise and pathology education are non-pharmacological alternatives that aim to soften and / or control the hyperglycemia condition caused by this dysfunction. The aim of the present study was to verify the acute (pre and post-lesson) behavior of capillary glycemia at the beginning (classes 1 and 2) at the end of the interventions (classes 7 and 8, classes 13 and 14). The sample consisted of 42 adults with DM1 (22 women), with a mean age of 27.6 ± 9.7 years and mean DM time of 8.14 ± 4.8 years. The interventions were characterized with varied physical exercises that necessarily included flexibility exercises, aerobic and resisted exercises added to educational activities with varied themes in the context of diabetes. The quantitative data were presented through the minimum, maximum, mean, standard deviation and percentage values and sometimes stratified into categories that grouped them. As a result, there was a decline in pre and post glycemic averages after 8 classes of physical exercises and health education, as well as after 14 classes. There was a tendency to decrease the glycemic average if the sample continued without interruptions in this practice.pt_BR
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